sexta-feira, 26 de maio de 2023

AINDA SOBRE A CAMA

 

 

Ele no reino Popo e ela no reino Pipi, os jovens Leonce e Lena, são nobres entediados que estão prometidos em casamento sem se conhecerem. Rebelam-se e fogem de seus palácios, mas o acaso (ou o destino?) faz com que se encontrem e se apaixonem, realizando assim o casamento antes negociado por seus pais.

Essa história escrita por Georg Büchner (1813-1837) serviu de mote para Luiz Fernando Marques Lubi, Erica Montanheiro e os jovens do elenco criarem este verdadeiro manual das relações afetivas do início do século XXI que de alguma maneira reproduzem os padrões descritos pelo dramaturgo alemão no século XIX na “comédia” Leonce e Lena.

Neste Ainda Sobre a Cama, Lubi realiza uma de suas mais criativas direções inovando na abertura do espetáculo com o elenco montando o cenário na presença do público, na excelente narração em off feita por Erica Montanheiro e no desenvolvimento da trama com os diversos Leonces e as diversas Lenas entrando e saindo de cena com um dinamismo surpreendente.

Boa parte da ação se passa sobre a cama onde se discute perda de virgindade, dificuldade em atingir o orgasmo (tanto feminino como masculino), traição, dominação, tédio, relações hetero, relações homo e tantos outros assuntos que têm a ver com as relações afetivas. Para tanto são apresentadas várias cenas isoladas onde Leonces e Lenas mostram situações diversas envolvendo casais.

O excelente elenco composto por três jovens egressos da Escola de Arte Dramática (EAD) - Camila Cohen, Duda Machado e Luiz Felipe Bianchini – desdobra-se com muita desenvoltura e muita energia na apresentação dos muitos Leonces e das muitas Lenas.

Na sua aparente simplicidade, Ainda Sobre a Cama é espetáculo bastante complexo, assim como são complexas as relações humanas.

Poucas vezes temos visto em teatro tamanha coesão e espírito de grupo como neste espetáculo: Lubi, Erica, Camila, Duda e Luiz Felipe formam um todo para falar das relações afetivas nos dias de hoje, abençoados pela bela luz de Wagner Antônio que ilumina não só o elenco, mas também a pomposa cama que não deixa de ser também uma protagonista da trama, afinal é ela a maior testemunha de tudo o que se passa entre os Leonces e as Lenas.

AINDA SOBRE A CAMA está em cartaz na Oficina Cultural Oswald de Andrade até sábado, 27/05, mas é possível que tenha uma extensão de duas semanas na temporada. Sessões às quintas e sextas às 20h e aos sábados às 18h.

IMPERDÍVEL! CORRA!! 

26/05/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário