sexta-feira, 5 de maio de 2023

CINCO POEMAS PARA A SENHORA R

 

Competência, criatividade, disciplina, sensibilidade e olhar humanista são qualidades inerentes a toda a obra de Kiko Marques, seja como dramaturgo, seja como encenador, como no caso desta montagem a partir da vida de Rita Braun (1930-), uma sobrevivente do holocausto, residente no Brasil.

Para montar a dramaturgia do espetáculo Kiko se valeu de entrevistas com a Senhora R; da biografia da mesma com o título Fragmentos de Uma Vida e de relatos do elenco, todo ele de origem judaica.

Esse material resultou em cinco poemas cênicos, sem ligação entre si, mas tendo em comum o tema da perseguição nazista aos judeus e às minorias durante a segunda guerra mundial.

Os melhores momentos do espetáculo acontecem quando há um conflito entre os personagens (caso de O Professor de História, onde o professor do título nega o holocausto publicamente na presença da convidada Rita) ou quando há uma grande dramaticidade (caso de Memórias, que se passa em um cemitério, onde Rita conta a uma jovem judia como ela e sua mãe escaparam de serem fuziladas “unidas em um só corpo”).

O elenco impecável desdobra-se em várias personagens ao longo dos cinco poemas: Denise Weinberg com seu habitual talento; Mauro Schames emprestando sua bela voz e expressão corporal e a grande surpresa, Paula Ravache, com interpretação no mesmo nível de seus veteranos companheiros de cena. Bruno Menegatti acompanha as cenas comentando-as musicalmente.

O cenário clean de Daniel Infantini e a luz criada por Adriana Dham dão suporte  às intenções do encenador.

Cinco Poemas Para a Senhora R não vai mudar os rumos da história do teatro, mas é espetáculo digno cujo tema, apesar de já ter sido tratado inúmeras vezes na literatura, no cinema e no teatro, precisa sempre voltar à tona porque LEMBRAR É RESISTIR e as sombras do nazifascismo estão sempre na espreita ofuscando a paisagem da liberdade.

 

CINCO POEMAS PARA A SENHORA R está em cartaz na Oficina Cultural Oswald de Andrade até 20/05 de quarta a sexta às 20h e aos sábados às 15h e às 18h.

 

05/05/2023

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário