terça-feira, 2 de maio de 2023

FÃ Nº1

 

A trilha soturna nos créditos iniciais de Fã Nº1 já antecipa o clima de suspense e mistério que permeará toda a narrativa que tem como personagens os cunhados João e Lucas.

- Por que Lucas chama o cunhado às três da manhã?

- O que ele quer vir buscar?

- Quem foi que ele encontrou?

- Quem é Ofélia a quem João pede ajuda?

- João era padre? Por que abandonou a batina?

- O que aconteceu com Nataly, irmã de João e esposa de Lucas?

- Qual era sua profissão?

- Qual a razão de um homem ter assassinado Nataly?

- Por que Lucas reclama que João não lhe deu assistência quando mais precisava?

Todas essas perguntas surgem durante o transcorrer da ação e o excelente roteiro de Leonardo Granado sabiamente só as responde algum tempo depois, fato que cria bem-vinda sensação de mistério no espectador.

Referências a Nelson Rodrigues e a Shakespeare surgem durante a conversa entre os dois cunhados e a tragédia de Hamlet leva a uma discussão sobre justiça, vingança e perdão que conduz ao desfecho da trama e a elucida.

Elder Fraga dirige o filme com mão firme, privilegiando o trabalho dos atores Rogério Brito (João) e Ricardo Gelli (Lucas). A predominância de closes faz com que as interpretações se concentrem nas expressões faciais.

Enquanto Rogério Brito tem uma pungente interpretação contida, sentida principalmente pelo seu mais que significativo olhar, Ricardo Gelli extravasa a fúria e a revolta do seu personagem no tom de voz e nas expressões do rosto.

O filme tem ainda uma pequena participação de Niz Souza e Adriano Merlini no flash back que mostra o que aconteceu com Nataly.

A direção de fotografia assinada por Tomires Ribeiro mantém bom equilíbrio entre a penumbra exigida pela ação e a necessária boa visibilidade do espectador e não há como não destacar novamente a excelente trilha sonora de Willians Alves, colaboradora essencial para o clima exigido pela trama.

FÃ Nº1 é um curta metragem de 20 minutos que cumpre um objetivo que todo filme deveria ter: contar uma boa história que faça com que o público reflita sobre os fatos apresentados. 

02/05/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário