sexta-feira, 2 de setembro de 2022

MUITO PELO CONTRÁRIO

 

Logo no início de Muito Pelo Contrário, Rodrigo, o personagem criado pelo cronista e agora dramaturgo Antonio Prata e interpretado por Emílio Orciollo Netto, explica que é branco, hetero e cis; só não confessa que é ultra conservador, machista e que muito provavelmente votou no inominável nas eleições de 2018.

Seria um personagem chato e previsível não fossem as peripécias inventadas pelo autor, tão bem trazidas à cena pela direção assinada por Victor Garcia Peralta e Vilma Mello e, é claro, tão bem vividas por Orciollo. Diga-se que foi muito sábia a ideia de dar a codireção a uma representante do sexo feminino que imprime assim um olhar da mulher em universo bastante masculino.

Rodrigo é bem casado com Gabi, tem um filho de dois anos e a relação sobreviveu aos duros tempos de isolamento por conta da pandemia da Covid 19. Encarrega-se de alguns afazeres da casa, passa roupa do nenê e sempre que pode olha enternecido para imagens da mulher e do filho; mas a tentação mora lá fora e o contato de trabalho com uma colega o faz pensar em uma aventura casual com ela. Prepara o encontro com muita culpa, tentando destruir todas as provas que o incriminariam perante a esposa, mas ele se depara com uma novidade que faz as coisas mudarem de rumo. Essa é trama básica de Muito Pelo Contrário, cujo desfecho obviamente não vou revelar.

A trama demora um pouco para tomar fôlego se utilizando de alguns recursos cômicos óbvios e primários como, por exemplo, a cena da discoteca onde o casal se conheceu, mas a partir de certo momento as coisas engrenam e a interpretação de Orciollo que tem como grandes aliados seu tempo de comédia e suas expressões faciais, atinge patamar só presente nos grandes atores.

O cenário de Mina Quental é coberto de fraldas e roupinhas de nenê (talvez um pouco pequenas para uma criança de dois anos), caixas de plástico para guardar roupas, brinquedos e toda a bagunça de uma casa com criança pequena. Desenho de luz de Luciano Xavier e figurinos de Mariana Barreto Orciollo, esposa do ator (as meias coloridas de Rodrigo são um barato!).

Muito Pelo Contrário é espetáculo que diverte e faz refletir sobre os relacionamentos conjugais pós-pandemia.

Trata-se de mais uma excelente produção da Morente Forte que desde o retorno do teatro presencial já nos ofereceu obras do quilate de Assassinato Para Dois, Morte e Vida Severina e Longa Jornada Noite Adentro. A única lástima é que a produtora insiste nos programas só acessíveis por QR code. 

MUITO PELO CONTRÁRIO está em cartaz no Teatro Unimed de 02/09 a 09/10 às sextas e sábados às 21h e aos domingos às 18h. 

02/09/2022

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário