quinta-feira, 9 de março de 2023

ESTUFA – UM FALSO TESTEMUNHO

 

Foto de Priscila Prade

O abuso sofrido por centenas de mulheres pelo médium João de Deus e o descaso da justiça diante das denúncias são os temas desse importante espetáculo que traz no sub título a maneira como a justiça denominou as acusações feitas pelas vítimas.

Esses assuntos são tão prementes e graves que discutir como a ficção e a arte os trata torna-se secundário e até constrangedor.

Esse grupo de mulheres guerreiras e corajosas liderado pelo trio Lauanda Varone (idealizadora e intérprete), Angela Ribeiro (dramaturga) e Erica Montanheiro (diretora) é responsável por colocar em cena a traumática experiência vivida por Lauanda na Casa Dom Inácio de Loyola dos 13 aos 28 anos.

Para amenizar a exposição de tema de tal gravidade houve a opção de ambientar a cena em uma estufa repleta de belas plantas, não faltando, porém, a presença traiçoeira das carnívoras, metáfora quiçá, do homem predador.

A plateia dos homens é separada daquela das mulheres e na maior parte do espetáculo a atriz se dirige ao lado masculino, como que o responsabilizando pelos atos contra as mulheres.

A dramaturgia de Angela Ribeiro é vigorosa tanto na introdução quando a performer comenta sobre as plantas quanto na parte central do espetáculo que trata dos abusos por ela sofrido. Um corte nessa longa parte introdutória faria muito bem à montagem.

Erica Montanheiro realiza um maduro trabalho como encenadora, harmonizando de forma brilhante a movimentação cênica da atriz e de suas duas auxiliares proposta por Bruna Longo com a iluminação, como sempre muito criativa e bela, de Aline Santini; a direção de arte (inclui o cenário?) de Joyce Roma e a cuidadosa parte audiovisual da peça assinada por Julia Rufino.

Lauanda Varone tem interpretação visceral e apaixonada, como não poderia deixar de ser, pois trata-se de verdadeira catarse dos problemas e traumas que ela enfrentou na realidade. Na visão deste espectador ela deveria iniciar a apresentação em tom menor e ir num crescendo até o momento de falar dos abusos quando toda sua energia deveria estar à flor da pele. Iniciando o espetáculo em tom grandiloquente e de certa maneira jocoso, a atriz não tem muito para onde ir no momento da explosão dos fatos.

É bonita e muito útil a participação de Ana Tolezani e Eduarda Maria que atuam tanto na contrarregragem como emoldurando a cena.

A estreia do espetáculo no Dia Internacional da Mulher é emblemática e deve servir como um marco na luta pelos direitos de justiça não só para as mulheres, mas para todo ser humano.

Era secundário e constrangedor, mas assumi o risco e tratei desse importante trabalho que essas poderosas mulheres colocaram em cena. 

ESTUFA está em cartaz na Oficina Cultural Oswald de Andrade de 3ª a 6ª às 20h e aos sábados às 15h e às 18h. Ingressos gratuitos.

09/03/2023

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário