sexta-feira, 17 de março de 2023

NEY MATOGROSSO – HOMEM COM H

Com o ressurgimento dos musicais, grassaram por nossos palcos muitos espetáculos biográficos, a maioria vinda do Rio de Janeiro, pincelando superficialmente a vida de cantoras e cantores com canções que fizeram parte do repertório dos biografados e que têm algo a ver com o momento apresentado em cena.

Espetáculos muito bem sucedidos como Somos Irmãs (1999), Tim Maia - Vale Tudo (2013) e Elis - A Musical (2014) foram acompanhados por dezenas de outros bastante fracos e descartáveis.

Ney Matogrosso – Homem Com H não foge à regra. Apresenta fatos notáveis da trajetória de Matogrosso ilustrados por canções que foram (ou não) interpretadas por ele e que se encaixam na ação.

O curioso é que a dramaturgia detalha desde a juventude do cantor passando pela procura de um lugar ao sol (ele queria ser ator), pelo tempo com os Secos e Molhados e pela carreira de solista, mas se detém abruptamente no início dos anos 2000 quando Ney gravou o disco com músicas de Cartola, encerrando o espetáculo com um belo texto de autoria de Caio Fernando Abreu homenageando o cantor. Nada se informa sobre a vida de Ney até os dias de hoje. Esse tipo de musical biográfico termina com a morte do biografado, mas neste caso ele está muito bem vivo e o texto poderia contemplar alguma coisa do período que vai do início dos anos 2000 até hoje.

Havia duas opções para os autores da peça: escrever um texto dramatúrgico se aprofundando no pensamento bastante sério e consistente do carismático cidadão Ney Matogrosso ou um texto leve salpicando superficialmente fatos de sua vida com canções. Claramente Emilio Boechat e Marília Toledo fizeram a segunda opção e a direção também de Marília em parceria com Fernanda Chamma vai na mesma direção seguindo a cartilha dos musicais biográficos.

O grande diferencial desse espetáculo é o notável desempenho de Renan Mattos como o biografado. Além de cantar muito bem no mesmo tom de voz de Ney Matogrosso, ele acompanha o mesmo no gestual e é bom intérprete. Matheus Paiva tem uma emocionante participação como o companheiro Marcos e Vinicius Loyola só convence quando canta (muito bem!) as canções do saudoso Cazuza.

Os outros participantes do elenco desempenham vários papeis e não há como não destacar a presença do grande ator Vitor Vieira que acostumamos ver em papeis sérios e dramáticos e que aqui chega até a dançar e a cantar.

A coreografia assinada por Fernanda Chamma é bastante esquemática e nada acrescenta à beleza do espetáculo, ao contrário do cenário de Carmem Guerra, bastante prático e funcional. Os belos figurinos do protagonista, inspirados naqueles de Ney, são de autoria de Michelly X, visagismo idem de Edgar Cardoso.

Um grande destaque para a excelente banda que acompanha todo o espetáculo e que tem direção musical de Daniel Rocha.

Ney Matogrosso – Homem Com H se propõe como divertimento, quase como um show, e atinge plenamente seu objetivo.

 

O espetáculo cumpriu longa temporada no 033 Rooftop- Teatro Santander em 2022 e agora está em cartaz do Teatro Procópio Ferreira até 23 de abril às sextas (20h30), sábados (15h30 e 20h30) e domingos (19h).

 

17/03/2023

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário