sexta-feira, 31 de março de 2023

PERSONAGENS EM BUSCA DE UM AUTOR

 

Louve-se em primeiro lugar a persistência e a coragem de Adriana Câmara em adaptar clássicos do teatro mundial para seu teatro imersivo, buscando “sempre escolher espaços específicos para a trama” conforme suas próprias palavras no release do espetáculo atual.

Em 2017 foi a vez de Tio Vânia de Tchekhov que se abrasileirou numa residência rural como Tio Ivan e foi apresentado em um casarão das Oficinas Culturais Oswald de Andrade, seguiu-se As Palavras da Nossa Casa na Casa das Rosas, espetáculo baseado em filmes de Ingmar Bergman.

A adaptação de Seis Personagens à Procura de Um Autor, na concepção do Núcleo Teatro de Imersão, só poderia ser encenada em um teatro e Adriana não fez por menos, conseguindo o Theatro Municipal para sua realização.

Os espectadores percorrem várias dependências do teatro junto com o elenco, encerrando o itinerário no majestoso Salão Nobre onde acontece a cena final. Ou melhor...quase cena final, pois uma surpresa está reservada para o público nas escadarias do teatro.

Nessa adaptação a diretora eliminou alguns personagens, mantendo apenas o Pai, a Mãe e a Enteada da família que procura  um autor, a diretora, um ator, uma atriz e uma rápida aparição da Madame Pace, figura importante no desenvolvimento da trama.

A direção enfatiza o humor em certas cenas como aquelas em que o elenco do teatro procura interpretar os três personagens ali presentes os quais não se conformam em serem representados daquela maneira.

Há também uma ênfase, um pouco forçada a meu ver, na imersão e na interatividade como o pedido para o público ajudar no transporte dos móveis para o cenário e na saída até uma sala para escolher os figurinos que o elenco deve usar para interpretar os personagens.

Mas resta o magnífico texto metalinguístico de Pirandello (tantas vezes imitado, mas nunca igualado) presente em vários momentos, principalmente aquele diálogo entre o Pai e a diretora pouco antes da saída para o Salão Nobre para a realização da cena final onde ele fala da realidade imutável de um personagem.

A diretora Adriana Câmara reserva para si o papel de diretora da peça de Pirandello, o elenco é vivido por Amanda Policarpo e Elmar Bradley, Pat Albuquerque tem pequena participação como Madame Pace e os personagens são interpretados por Daniela Flor (Mãe), Glau Gurgel (Pai) e Letícia Alves em ótima composição como a Enteada.

Restam poucas apresentações no Theatro Municipal (confira a programação no site do teatro) e espera-se que o espetáculo possa continuar sua trajetória em outro teatro da cidade.

31/03/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário