quarta-feira, 29 de março de 2023

O DIA DAS MORTES NA HISTÓRIA DE HAMLET

 

O texto de Bernard-Marie Koltès é frio e racional e a montagem de Guilherme Leme Garcia acompanha as intenções do dramaturgo francês, precocemente morto aos 41 anos em 1989, época em que a aids ceifava vidas aos milhares. Trata-se de um dos primeiros textos escritos pelo autor e aí já se revela o estilo que se consolidaria nas obras da maturidade como Roberto Zucco e Na Solidão dos Campos de Algodão.

 A coerência presente nas intenções do autor e do diretor também se faz notar no belo e equilibrado cenário de Mira Andrade composto apenas de quatro banquetas onde o elenco permanece sentado quando não está em ação, na não menos que arrebatadora iluminação de Aline Santini que surpreende o espectador a cada novo trabalho realizado, nos solenes figurinos de João Pimenta contrastando o escuro (Claudio, Gertrudes e Hamlet) com o claro (Ofélia) e nas interpretações contidas e estilizadas de Tiago Martelli (Hamlet), de Larissa Noel (Ofélia) com potente voz e excelente expressão corporal e dos mais que notáveis Leopoldo Pacheco (Claudio) e Lavínia Pannunzio (poderosa como sempre, interpretando Gertrudes)

A leitura de Koltès limita a essas quatro personagens e à voz do fantasma uma peça que tem mais de quarenta figuras em cena, mas o faz de maneira que revela toda a complexidade da trama shakespeariana, além de acrescentar problemas contemporâneos à narrativa.

A morte conduz a cena, pois a peça concentra a ação no dia em que morrem Claudio, Gertrudes e Hamlet, sendo que Ofélia já havia partido anteriormente.

Não havendo mais ninguém para falar, só resta o silêncio! 

Em tempo: o belo e informativo programa contém fotos preciosas em branco e preto do elenco creditadas a João Pacca, além de uma sem créditos do dramaturgo Koltès.

O DIA DAS MORTES NA HISTÓRIA DE HAMLET está em cartaz no SESC 24 de Maio até 09 de abril com sessões às quintas e sextas às 20h, aos sábados às 17h e 20h e aos domingos às 18h. 

29/03/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário