sexta-feira, 10 de março de 2023

A HERANÇA – Parte 1

 

Tem vezes que meia peça vale por uma peça inteira e este é o caso dessa notável primeira parte do longo texto do dramaturgo norte americano de origem latina Matthew López que apesar de relativamente jovem (45 anos) tem profícua carreira como dramaturgo e roteirista, tendo inclusive escrito o texto de um musical ora em cartaz na Broadway baseado na deliciosa comédia Quanto Mais Quente Melhor (1959) dirigida por Billy Wilder.

A Herança foca sua ação no mundo gay nova iorquino (que poderia ser o brasileiro) pós aids contando a relação do tímido Eric (Bruno Fagundes) com o arrivista escritor Toby (Rafael Primot) e suas amizades incluindo um grupo de amigos (o elenco coadjuvante), o vizinho mais velho Walter (Marco Antônio Pâmio) e o também arrivista Adam (André Torquato). O personagem Henry (Reynaldo Gianecchini) aparece quase no fim desta primeira parte, após a morte do seu companheiro.

A ação linear é contada de maneira original onde interpretação e narração se confundem criando ambiente propício para o distanciamento e consequente reflexão do espectador.

A peça tem momentos marcantes como o poético e longo solo de Pâmio, merecedor de palmas em cena aberta, seguido da tocante cena de conjunto onde o elenco cita o nome de pessoas que foram contaminadas pela aids que fecha o primeiro ato da Parte 1. Corajosa também é a cena em que Adam (Torquato) descreve para um incrédulo e excitado Toby (Primot) o que lhe aconteceu em uma sauna gay em Barcelona.

Todo o elenco está afinadíssimo com destaque para o quarteto protagonista Pãmio (insuperável), Primot (excelente como o irrequieto e visceral Toby e dando um show em cena mesmo portando muletas, pois quebrou o pé no palco, um dia antes da estreia), Torquato (uma bem vinda surpresa a cada papel que interpreta) e, propositalmente por último, Bruno que tem a chance de se mostrar um grande ator como o inseguro e tímido Eric, além do grande mérito de ter trazido esse importante texto para nossos palcos.

A participação especial da querida Miriam Mehler deve acontecer na Parte 2, algo ansiosamente esperado por todos que admiram essa grande atriz.

Esta Parte 1 tem um intervalo de 15 minutos e depois uma pausa de 5 minutos, sendo que o total do evento ultrapassa as três horas. O mesmo deve acontecer com a Parte 2, mas garanto que ninguém olha para o relógio durante todo esse tempo, nem boceja, porque a peça  é muito boa e envolvente.

Direção primorosa de Zé Henrique de Paula.

Voltarei a esse importante espetáculo após assistir à Parte 2. 

A HERANÇA está em cartaz no Teatro Vivo até 30 de abril, com a seguinte distribuição das partes:

De 09/03 a 23/03 – Parte 1 de quinta a sábado às 20h e aos domingos às 18h.

A partir de 24/03 – Parte 1 às quintas (20h) e sábados (20h) e Parte 2 às sextas (20h) e domingos (18h).

Haverá duas sessões duplas nos dias 08/04 e 22/04 com a Parte 1 às 16h e a Parte 2 às 20h. 

10/03/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário