quinta-feira, 2 de março de 2023

O BEIJO NO ASFALTO – 2023

 

Fotos de Kim Leekyung 

As rubricas de O Beijo no Asfalto são para o leitor da peça, tão estimulantes quanto os diálogos.

Pérolas como “em mangas de camisa, os suspensórios arriados, com um escandaloso revólver na cintura” para descrever o delegado Cunha e mais ainda “Amado Ribeiro tem toda a aparência de um cafajeste dionisíaco” aparecem já na primeira página do texto e seguem por toda a leitura tanto para descrever outros personagens como para definir ações dos mesmos (“Dona Matilde, apoplética de satisfação”, “Dona Judith, crispada de timidez”). Nelson não chama de black out o escurecimento das cenas, mas de TREVAS!

Realmente a leitura do texto é um espetáculo à parte e essas rubricas devem fazer as delícias do encenador e do elenco que irão montar a peça.

O diretor Bruno Perillo retorna agora com essa bem sucedida montagem estreada em 2019, com modificações no elenco: Lucas Frizo interpreta o Comissário Barros; Carolina Haddad assume com bastante propriedade o papel de Dália; Gustavo Trestini interpreta Aprígio com toda a angústia requerida pelo personagem e Iuri Saraiva tem a chance de mostrar mais uma vez o seu talento ao incorporar a “cafajestice dionisíaca” ao seu Amado Ribeiro. O restante do elenco permanece o mesmo de 2019 com algumas alterações no gestual e na movimentação cênica.

Escrevi sobre a apresentação de 2019 e, em linhas gerais, acredito que itens lá observados continuam válidos para esta de 2023. 

https://palcopaulistano.blogspot.com/2019/11/o-beijo-no-asfalto.html

Malgrado certo preconceito em relação ao homossexualismo, O Beijo no Asfalto (1961), junto com A Falecida (1953) e Toda Nudez Será Castigada (1965), forma, a meu ver, o melhor núcleo dentre as tragédias cariocas escritas por Nelson Rodrigues e a montagem de Bruno Perillo dignifica o texto, tanto em seus diálogos quanto em suas insuperáveis rubricas. 

O BEIJO NO ASFALTO está em cartaz no Teatro Itália apenas às quartas feiras às 21h até 26 de abril.

NÃO PERCA! 

02/03/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário