domingo, 19 de março de 2023

CORO DOS AMANTES

Tiago Rodrigues (1977), ator / encenador / dramaturgo / produtor português de renome internacional, atualmente diretor artístico do Festival de Avignon, sacudiu o público da MITsp2020 com seu espetáculo By Heart; seu outro grande sucesso Sopro, também estava programado para o mesmo evento, mas foi cancelado por conta da pandemia que se instalou no mundo naquele fatídico março de 2020. Tive a oportunidade de assistir a uma apresentação filmada de Sopro que só confirmou o talento e a criatividade do encenador e dramaturgo.

Eis que agora, por iniciativa da Cia. Santa Cacilda temos a oportunidade de conhecer Coro dos Amantes, o primeiro texto teatral de Tiago Rodrigues escrito em 2007 e revisitado por ele 13 anos após a sua criação.

        Trata-se de texto bastante poético mostrando a relação de um casal, Ela e Ele, desde a interrupção abrupta da assistência de Scarface com Al Pacino na TV por conta de um grave ataque de asma sofrido por Ela até o dia a que todos um dia chegam. Os diálogos são mesclados por solos e por textos ditos em conjunto o que exige uma sincronia muito forte entre os intérpretes.

        Raquel Anastásia e Igor Kovalewski entregam-se de corpo e alma na interpretação de Ela e Ele, alternando momentos de tensão e tristeza a outros de felicidade, alegria e paz. A movimentação cênica assim como o gestual são criações de Raquel e Igor que também assinam a precisa direção do espetáculo. Para as belas cenas de textos ditos em conjunto contaram com as práticas de coro de Roberto Moretho e a assistência na parte vocal coube a Madalena Bernardes.

        A peça é emoldurada pela música do maestro Paulo Maron que é executada ao piano pelo compositor e que dialoga com a cena completando a intenção da mesma.

        A cuidadosa produção conta ainda com Marichilene Artisevskis na assinatura dos figurinos e com Jorge Leal no desenho e operação da luz.

        É muito difícil não se emocionar com o espetáculo em momentos como aquele da sala de espera ao lado de um centro cirúrgico onde àquele que espera “só resta a esperança” e com a belíssima cena final que, veja você, se passa em uma floresta!

        Coro dos Amantes é um espetáculo intimista, muito bem realizado nos mínimos detalhes e que merece uma melhor divulgação para que chegue até aquela/aquele espectadora/espectador sensível que com certeza irá se apaixonar e se emocionar com a saga desse casal tão próximo a cada um de nós.

        Para entrar em contato com a criativa dramaturgia de Tiago Rodrigues e para presenciar as luminosas interpretações de Raquel e Igor NÃO DEIXE DE VER Coro dos Amantes que está em cartaz no Auditório do 3º andar do SESC Pinheiros até 01 de abril de quinta a sábado às 20h.

        19/03/2023

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário