sábado, 10 de setembro de 2022

MIRADA 2022 - A CAMINHADA DOS ELEFANTES

 


Miguel Fragata

Segundo a sinopse da peça contida no catálogo do MIRADA este espetáculo é indicado para crianças e famílias, versando sobre a existência, a vida e a morte. Eu completaria escrevendo que ele é indicado para qualquer ser humano que tenha sensibilidade para as coisas belas e delicadas.

A Caminhada dos Elefantes baseia-se em um caso real ocorrido na África do Sul em 2012 quando um rebanho de elefantes fez uma caminhada até a residência do ambientalista Lawrence Anthony no dia de sua morte, prestando assim uma última homenagem a um ser que dedicou boa parte de sua vida às espécies em vias de extinção. É dele a seguinte frase contida em seu livro    O Encantador de Elefantes: Talvez a lição mais importante que aprendi é que não há muros entre os seres humanos e os elefantes, exceto aquele que nós mesmos colocamos, e enquanto não permitimos que não apenas os elefantes, mas todas as criaturas vivas tenham um lugar ao sol, nunca poderemos nos sentir completos.”

Baseados nesse fato insólito Inês Barahona (dramaturgia) e Miguel Fragata (encenador e ator) integrantes do grupo português Formiga Atômica criaram esse belíssimo espetáculo, desde já um dos pontos altos do Festival MIRADA 2022.

O belo teatro de sombras da cena inicial já captura a atenção e a emoção do espectador, sensações essas que só se intensificam quando a narrativa se apresenta como teatro de objetos mostrando de forma extremamente bela e poética a savana africana com sua natureza selvagem e os animais que ali habitam; é desse local que os elefantes partem em fila indiana até a casa de Lawrence.

Apresentada de forma muito delicada a peça retrata de maneira natural para crianças e adultos temas como a morte e a despedida de um ente querido sem provocar tristeza ou depressão.

A cenografia de Maria João Castelo formada por nichos cobertos com véu, belamente iluminada pela luz criada por José Álvaro Correia e a trilha sonora de Fernando Mota completam a excelência da direção de Fragata que também interpreta, com muita delicadeza e até uma contida dose o humor, o narrador dessa emocionante história.

Em tempo: os pequenos presentes na sessão a que assisti acompanharam o espetáculo em silêncio e com muita atenção e se divertiram ao final quando chegaram perto dos objetos usados em cena.

A peça, criada há dez anos, segundo me informaram Inês e Miguel, tem apenas mais uma apresentação no domingo, dia 11 às 11h e é uma pena que não esteja programada para o Extensão Mirada em São Paulo.

Ao final da apresentação me senti muito emocionado e valorizando a vida!

 

10/09/2022

 

 

Um comentário: