domingo, 18 de setembro de 2022

MIRADA 2022 – ÚLTIMA JORNADA

 

O último dia sempre representa despedida e tem um ar de nostalgia e de saudade antecipada no ar.

Não foi diferente com este excelente MIRADA. A área de convivência cheia de gente indo e vindo, a comedoria lotada com o burburinho das pessoas alimentando o corpo com a boa comida do SESC e a alma com os bate papos e discussões sobre os espetáculos assistidos e sobre teatro em geral, o movimento das vans transportando o pessoal para os diversos teatros onde ocorreram os espetáculos; tudo isso substituído pelos espaços vazios e silenciosos.

Foram dez dias de teatro de alto nível. Dos 36 espetáculos apresentados eu já havia assistido a sete em São Paulo e assisti a 20 no MIRADA, sendo que um deles (Cárcere) foi uma revisão.

Os espetáculos do último dia:

...I LES IDEES VOLEN – Espanha – O resultado deste delicioso espetáculo da companhia Animal Religion depende muito de como e em que grau as crianças aderem aos estímulos oferecidos pelo excelente ator/contorcionista Quim Girón seja através de objetos ou de movimentos ou ainda de efeitos de luz.

Na apresentação a que assisti as crianças a princípio tímidas diante de um microfone foram aos poucos se soltando até a linda parte final onde o ator sai da cena deixando o espaço só para os pequenos que a essa altura já se sentem donos do mesmo.


DRAGÓN – Chile – Vinte mesas e oitenta cadeiras representando um restaurante fazem parte desta peça do consagrado dramaturgo chileno Guillermo Calderón que também dirige a montagem.

Três personagens se encontram nesse cenário para planejar a realização de um projeto que poderá ficar comprometido pela má conduta/traição de uma delas.

O bom elenco desenvolve a ação que tem reviravoltas que sob meu ponto de vista nem sempre são bem resolvidas. Dono de currículo invejável cuja obra prima é Neva, Calderón marca aqui mais um tento em sua carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário