segunda-feira, 12 de setembro de 2022

MIRADA 2022 – MAIS TRÊS ESPETÁCULOS

 

Formando espectadores...

ERASE – Argentina -  O título da peça pode ser visto tanto como o verbo em inglês (to erase - apagar, no sentido de apagar os fatos reais para criar uma história oficial que contemple os valores que interessam aos poderosos) como o passado do verbo ser em castelhano (Erase una vez..). Espetáculo argentino dirigido por Gustavo Tarrío com elenco jovem cujo resultado, para este espectador, deixou a desejar. Cenas coreográficas pretensamente satíricas baseadas em musicais da Broadway e um muito longo monólogo de uma das atrizes quase ao final do espetáculo contribuíram para o desgaste que a montagem me proporcionou.


HAY QUE TIRAR LAS VACAS POR EL BARRANCO – Coprodução Venezuela, Espanha, Brasil. Espetáculo árido e muito bem realizado tratando do tema da esquizofrenia a partir de casos aparecidos no livro Las Voces del Laberinto do escritor catalão Ricard Ruiz Garzón. São cinco longos depoimentos. Dois deles de mulheres que conviveram com esquizofrênicos (interpretações pungentes de duas excelentes atrizes venezuelanas: Diana Volpe – caso do filho que se suicidou- e Haydée Faverola – com marido e irmão esquizofrênicos-).  Os outros três relatos são de esquizofrênicos, o primeiro que ouve vozes, a segunda que se julga uma princesinha e o terceiro que conta uma fábula que justifica o título da peça. Com quase duas horas a peça ganharia muito se houvesse uma redução no tempo de duração dos três últimos relatos. O desconforto dos assentos do simpático Teatro Rosinha Mastrângelo contribuiu para a não fruição total deste importante espetáculo.

CÁRCERE ou PORQUE AS MULHERES VIRAM BÚFALOS – Brasil. Muita satisfação em rever este importante espetáculo da Companhia de Teatro Heliópolis. A primorosa e criativa direção de Miguel Rocha que incorpora cada vez mais em seus trabalhos significativas cenas coreográficas e a incrível interpretação de Dalma Régia contribuíram para a ovação final vinda de uma plateia lotada. Mais informações sobre este belíssimo trabalho na matéria que escrevi sobre o mesmo por ocasião de sua estreia em São Paulo:

https://palcopaulistano.blogspot.com/2022/03/carcere-ou-porque-as-mulheres-viram.html

 

12/09/2022

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário