sexta-feira, 9 de setembro de 2022

TUDO

 

TUDO funciona em TUDO.

A começar pela instigante trama de cada uma das três cenas tão bem urdidas pelo ator, dramaturgo e diretor teatral argentino Rafael Spregelburd (1970-) que ao falar sobre burocracia, arte e religião faz retrato ao mesmo tempo irônico e impiedoso da sociedade contemporânea.

Guilherme Weber faz brilhante tradução cênica do texto de Spregelburd valendo-se da cenografia de Dina Salem Levy e do não menos que magnífico projeto de iluminação de Renato Machado formado por um teto móvel iluminado que complementa a intenção de cada cena. Os figurinos são assinados por Kika Lopes.

Nada disso seria suficiente se Weber não contasse com um elenco de primeira grandeza:

- Vladimir Brichta surpreende com sua versatilidade e o excelente tempo de comédia nas duas primeiras cenas.

- Julia Lemmertz é a poderosa de sempre com sua classe e talento. Sua intervenção na última fábula com a narração das dez pragas do Egito é excelente.

- Claudio Mendes não é revelação para mim, pois já me mostrou seu talento virtualmente em Lições Dramáticas de João Caetano, mas com certeza vai surpreender o espectador paulistano que tem o privilégio de o ver pela primeira vez, uma vez que são raríssimas as aparições do ator carioca em nossos palcos.

- Marcio Vito tem presença marcante tanto como narrador na primeira trama, como o ex-marido na segunda.

- E o que escrever sobre Dani Barros? Pouco presente na cena paulistana Dani brilhou por aqui em 2012 com a estupenda Estamira-Beira do Mundo e com Maria do Caritó no mesmo ano, voltando em 2019 para a rápida temporada de Abujamra Presente, homenagem ao diretor pelo grupo Fodidos Privilegiados, do qual ela fez parte. Para compensar essa ausência Dani nos oferece três intervenções impecáveis em Tudo, muito engraçadas nos dois primeiros atos e intensamente dramática no último.

Não há como não destacar a movimentação cênica do elenco na primeira cena: uma coreografia, eu diria um quase balé, que deve ser creditado em grande parte a Toni Rodrigues, preparador corporal  do grupo.

TUDO é espetáculo imperdível que comprova a excelência do teatro carioca que não vive apenas de comediazinhas como afirmam alguns paulistas ranzinzas. 

TUDO está em cartaz no SESC Bom Retiro às quintas, sextas e sábados às 20h e aos domingos às 18h até 09 de outubro (exceto dias 22/09 e 02/10). NÃO PERCA!! 

09/09/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário