sexta-feira, 23 de setembro de 2022

MIRADA 2022 – EXTENSÃO – TEATRO AMAZONAS

Teatro Amazonas é uma aula da história não oficial do Brasil e das violências sofridas tanto pela natureza como pelas pessoas na Amazonia a partir de importante pesquisa realizada pela coreógrafa espanhola Laida Azkona Goñi e o videoartista chileno Txalo Toloza-Fernández. Enquanto isso muitos dos dramaturgos brasileiros insistem em continuar escrevendo voltados para o próprio umbigo, mas essa é uma outra história que fica para uma outra vez!

O impacto que Azkona e Toloza sentiram ao ler a carta que os povos indígenas Aruak, Baniwa e Apurinã enviaram em 2019 ao recém empossado presidente da república brasileiro (do qual me nego a escrever o nome) fizeram com que viajassem para a região amazônica e realizassem pesquisas e gravações com habitantes locais. Esse material e uma pesquisa histórica resultaram neste pungente espetáculo teatral.

Usando a técnica verbatim eles reproduzem em cena não só relatos gravados durante a viagem nos estados do Amazonas e do Pará, mas também antigas falas/depoimentos de figuras como Chico Mendes, Marina Silva e até Getúlio Vargas. Essas cenas são permeadas por importantes dados históricos que vão sendo projetados em um telão enquanto o casal vai preenchendo o espaço cênico com aquilo que representaria a imensa e devastada região amazônica.

Assim, de maneira bastante lúdica e nada didática, o espectador vai recebendo essas notícias aterradoras de como desde o início dos tempos, ou melhor, desde o momento em que os colonizadores aqui chegaram, essa região foi explorada com fins apenas econômicos e os povos indígenas foram agredidos e muitos deles dizimados.

O mais terrível é que tudo isso continua a acontecer e como diz uma indígena em um dos relatos “... e nós não fizemos nada!”.

A cena final com a destruição do Teatro Amazonas e a invasão da poderosa natureza em suas ruínas é impactante e de imenso valor poético e metafórico.

Teatro Amazonas é uma verdadeira lição e deveria fazer parte do currículo de nossas escolas para ser mostrada ao jovem brasileiro que pouco sabe de nossa verdadeira história e muito menos da violência praticada na região amazônica.

O espetáculo datado de 2020 é a terceira parte da Trilogia Pacífico realizada por Azkona e Toloza que inclui Extraños Mares Arden de 2014 e Tierras del Sud de 2018.

O espetáculo faz uma última apresentação nesta sexta feira, dia 23/09 no Teatro Antunes Filho do SESC Vila Mariana. O teatro é grande e deve ainda haver ingressos disponíveis.

Garanto que é IMPERDÍVEL! 

23/09/2022

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário