sábado, 17 de setembro de 2022

MIRADA 2022 – OITAVA JORNADA

Tenho feito pequenas matérias sobre os espetáculos assistidos nesta verdadeira maratona chamada MIRADA, que infelizmente chega ao fim amanhã. Na sexta-feira, dia 16 de setembro, assisti a três diferentes - e todos ótimos - espetáculos:

- DISCURSO DE PROMOCIÓN – Peru – O espetáculo do Grupo Cultural Yuyachkani transita sobre as heranças culturais do país por meio de uma festa organizada por elementos de uma escola onde não faltam os números musicais (realizados no hall de entrada do espaço) e as cenas, ilustradas com adereços simples confeccionados de forma artesanal, mas muito significativos e ilustrativos das tramas em que aparecem. O preconceito com as mulheres e o abuso sofrido por elas, as ditaduras latino americanas e muitos dos problemas que afetam o lado de baixo da América, conhecido como terceiro mundo, onde estão presentes tanto o Peru como o Brasil, são alguns dos temas tratados com seriedade e certa irreverência e é por essa razão que o espetáculo atingiu em cheio o grande público presente no espaço Herval 33 na tarde de sexta-feira. O grande elenco é formado por pessoas de várias idades e todos desempenham com muita garra e vitalidade. A encenação termina com um emocionante cortejo em torno de todos os adereços usados durante a peça, onde se celebra a paz e o amor.

MUY LINDO!!!


- FUCK ME – Argentina – Há a seguinte frase inscrita em um tapete da peça mexicana Tijuana:La verdade también se inventa” e isto poderia se aplicar perfeitamente a este belíssimo trabalho da coreógrafa e dançarina Marina Otero. Muito debilitada por lesões ocasionadas por suas atividades na dança e passando por lenta recuperação após uma cirurgia recente, Marina comenta sua trajetória ilustrando-a com coreografias interpretadas magnificamente por cinco Pablos nus. Por suas condições físicas ela está impedida de dançar, no entanto após o término do espetáculo e os aplausos, a dançarina rodopia infinitamente pelo palco.

 Verdade, onde está a verdade?


- CUANDO PASES SOBRE MI TUMBA – Uruguai – E Sergio Blanco volta a morrer neste seu mais recente trabalho!

O criativo dramaturgo franco-uruguaio mais uma vez é a personagem de uma de suas incursões na auto ficção; desta vez ele programa sua morte por meio de suicídio assistido em uma clínica em Genebra para que em seguida seu corpo seja trasladado para Londres onde deverá ser devorado por um belo necrófilo internado em hospital psiquiátrico na capital inglesa. Os diálogos ágeis e inteligentes são ditos por atores que interpretam a si mesmos e ao doutor da clínica (Gustavo Saffores), ao necrófilo (Felipe Ipar) e, é claro, ao próprio Sergio Blanco (Sebastián Serantes, excelente).

Todo o elenco morreu em 2022.

Mais uma vez, a verdade também se inventa!

 

 

 

 

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