sábado, 10 de setembro de 2022

MIRADA 2022 – PRIMEIRA NOITE

 

Teve início na noite de 09 de setembro de 2022 a maratona dos 38 espetáculos que compõem a programação da sexta edição do Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas, o nosso querido MIRADA, realização do SESC, que após a pandemia volta aos palcos santistas.

A noite inaugural constou de dois espetáculos vindos de Portugal, sendo que o segundo é uma coprodução com o Chile.

VIAGEM A PORTUGAL é uma produção do Teatro do Vestido que transita entre o teatro documental e o teatro de objetos e procura abarcar muitas questões contemporâneas sem se aprofundar em nenhuma delas. Um guia de leitura do espetáculo muito bem feito facilitaria a compreensão das cenas se houvesse tempo de lê-lo antes da apresentação. Legendas em espanhol.

ESTREITO é uma coprodução do grupo português Teatro Experimental do Porto e do chileno Teatro La María. Com dramaturgia bem construída e consistente a peça mostra dois grupos dos dois países que devem se juntar para realizar um espetáculo sobre o Estreito de Magalhães. As diferenças entre as duas culturas são mostradas nas cenas filmadas que precedem a ação no palco e se tornam mais agudas nos ensaios presenciais. Por ordens superiores a encenação oficial será muito diversa daquilo que os grupos se propunham. Humor e ironia permeiam todo o trabalho que trata de temas bastante delicados como a relação entre colonizadores e colonizados, mas que não é o caso, pois os portugueses colonizaram o Brasil e não o Chile e o Chile foi colonizado pelos espanhóis e não por Portugal!! Este fato é fator de distanciamento muito interessante do espetáculo. Muito bem-vinda a presença do ator Pedro Vilela (ex-Magiluth) no elenco português. Legendas em português e em espanhol, dependendo de quem fala!

Nessa noite também foi aberta a instalação thetrumcorpusmundi.

Os próximos dias com certeza nos reservam muitas surpresas e muitas horas de bom teatro.

VIVA O MIRADA!

VIVA O TEATRO! 

10/09/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário