quarta-feira, 14 de setembro de 2022

MIRADA 2022 – QUINTA JORNADA


REMINISCÊNCIA – Chile – O jovem Malicho Vaca Valenzuela da Compañía Le Insolente Teatre, reuniu imagens do Google Earth e de sua família para conceber esta palestra/teatro onde circula pelo macro (seu país, o Chile e sua cidade, Santiago) e pelo micro (a residência onde nasceu e sua relação com os “abuelos”, sendo que a avó padece do mal de Alzheimer).

Realizada de forma intimista e com muita delicadeza, a apresentação escrita, dirigida e interpretada por Malicho o mantém sentado o tempo todo diante do notebook, de onde comenta sobre as imagens que aparecem na tela.

A emoção do intérprete parece contagiar boa parte do público presente que até chega a cantar Sin Ti junto com ele e com o Trio Los Panchos:

“Sin ti
No podré vivir jamás
Y pensar que nunca más
Estarás junto a mí”
 

E o importante é que nossa emoção sobreviva!


LA LUNA EM EL AMAZONAS – Colômbia – Espetáculo do Mapa Teatro concebido e dirigido por Heidi Abderhalden e Rolf Abderhalden com sofisticado, belo e complexo projeto visual e cenográfico assinado por Rolf. A cenografia consiste de um imenso painel metálico que recebe imagens belíssimas, além de ser modificado quase de maneira imperceptível criando grande impacto visual.

A dramaturgia do espetáculo tem como base o isolamento tanto de comunidades indígenas que voluntariamente se isolam na Amazonia colombiana, como dos astronautas que foram à lua e também aquele isolamento forçado que obrigou a humanidade a se recolher durante a pandemia da Covid 19. Outros elementos se misturam à trama, como a transformação do homem em jaguar e o trabalho de um artesão com parafusos, tornando o todo um pouco confuso.

Grandiloquente tanto na cenografia como nos figurinos, no meu ponto de vista o espetáculo ganha na forma, mas perde no conteúdo.

14/09/2022

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário