quinta-feira, 15 de setembro de 2022

MIRADA 2022 – SEXTA JORNADA

 


RODEIO – Brasil – Abertura do processo de montagem do espetáculo do Teatro da Vertigem. Antônio Araújo já havia experimentado a estética da paródia e do deboche em trechos do bem sucedido espetáculo Apocalipse 1,11 (2000). Agora a crítica aparece de forma mais virulenta ao abordar o universo do agro negócio e dos sertanejos que habitam esse universo. Tudo e todos personagens são propositalmente caricaturais e ridículos, mas vejo certo perigo ao tentar envolver o público fazendo-o aplaudir e mexer os braços querendo talvez demonstrar o quanto é sedutor esse mundo alvo da crítica proposta.

O espetáculo será compreendido e aplaudido por aqueles que também criticam e conhecem o tema, mas qual será a reação dos que apoiam ou desconhecem esse universo?

Um elenco de primeira que conta com a presença luminosa de Lee Taylor defendeu com garra esta apresentação que com certeza será bastante lapidada até chegar a um espetáculo com a marca inconfundível do Teatro da Vertigem.

O espetáculo conta com a colaboração de Marcelino Freire na elaboração da dramaturgia.

Houve uma troca de ideias com o público ao final da apresentação mediada por Amilton Azevedo.


TIJUANA – México – O espetáculo do grupo que tem o curioso nome Lagartijas Tiradas al Sol, é um solo interpretado e dirigido por Lázaro Gabino Rodríguez que retrata sua experiência ao incorporar outro nome durante seis meses vivendo e sobrevivendo como operário em uma fábrica na cidade de Tijuana ganhando salário mínimo. Os poucos elementos cênicos que o ator dispõe para construir a história e mostrar os locais onde morou e por onde circulou são, porém, suficientes para a compreensão da narrativa que demonstra por A mais B que no México mal e mal se sobrevive ganhando salário mínimo.

   Verdade, né Brasil? 

15/09/2022

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário