domingo, 26 de julho de 2020

OS PERSAS no TEATRO DE EPIDAURO



TEATRO NACIONAL DA GRÉCIA

        Ésquilo (525-AC-456-AC) era o mais velho dos três grandes trágicos gregos, seguido de Sófocles (497-AC-406-AC) e Eurípedes (480-AC-406-AC) e sua peça Os Persas é considerada a mais antiga tragédia completa do teatro ocidental, por isso revestiu-se da maior importância a apresentação a que o planeta teve a oportunidade de assistir diretamente do teatro de Epidauro na Grécia no último sábado (25/07/2020).
        Uma hora antes da apresentação as câmeras já mostravam o público chegando naquele espaço mítico que foi sendo preenchido aos poucos até ficar completamente lotado ao se aproximar a hora do início do espetáculo. Uma lua crescente compareceu no firmamento para abrilhantar essa noite tão especial.
 
 
        Ésquilo escreveu uma tragédia (472-AC) que lhe era contemporânea ocorrida apenas oito anos antes (480-AC): a derrota dos persas pelos gregos na batalha naval de Salamina. Vista sob o ponto de vista dos perdedores, a peça põe em cena a rainha Atossa, o fantasma do seu marido Dario, um mensageiro e o filho derrotado, rei Xerxes, tudo sob a vista do coro de fiéis.
 
 
        A encenação de Dimitri Lignadis não enfeita nada e é extremamente limpa com cenas de conjunto extremamente harmoniosas. O coro tem seu ponto de referência em cadeiras situadas ao fundo do espaço cênico, mas também atua neste, realizando belíssimo trabalho coreográfico. Sem sair de cena o coro acompanha e dialoga com as falas de Atossa (trabalho visceral da atriz cujo nome desconheço), do mensageiro (responsável pela cena mais impactante do espetáculo quando ele descreve para a rainha a derrota sofrida pelos persas), do fantasma de Dario e com o cantar lamentoso de Xerxes que encerra a trama.
        Todos os homens vestem roupas brancas com inscrições e manchas vermelhas de sangue e a rainha usa um portentoso vestido negro, dando muita dignidade ao figurino como um todo.
        Interpretações perfeitas de todo o elenco, com destaque para o ator que representa o mensageiro.
        O único senão foi a dificuldade de ler as legendas em inglês quando sobrepostas a um fundo branco.
        Excelente programa. Um verdadeiro presente de grego.
 
        26/07/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário