NOTAS - TEATRO

08/10/2016 - SELFIE




        23/08/2016
        SELFIE de autoria de Daniela Ocampo é uma divertida comédia que brinca com assuntos muitos sérios da contemporaneidade como a submissão do homem ao mundo virtual, esquecendo-se/alienando-se da realidade e da convivência com os outros seres humanos.
        Claudio (Mateus Solano, excelente), viciado em informática, perde todos seus arquivos e sente-se sem referências no mundo. Mais tarde torna-se um “connect man”. Nessa trajetória relaciona-se com várias pessoas todas elas interpretadas com muito humor pelo muito versátil e divertido Miguel Thiré. Direção precisa de Marcos Caruso com ênfase no trabalho dos atores.
        Ri-se muito, mas ao final fica-se com um gosto amargo na boca, afinal é assim que caminha a humanidade!
        Cartaz do Teatro Renaissance às sextas (21h30), sábados (20h30) e domingos (18h30) até 18/12.

MY FAIR LADY
23/08/2016



      Paulo Szot, Daniele Nastri e Jorge Takla agora a pouco na coletiva de imprensa de MY FAIR LADY que estreia no dia 27 de agosto no Teatro Santander. Daniele Nastri é uma jovem goiana de 27 anos com formação lírica que foi selecionada para o papel de Eliza Doolittle por meio de audição onde houve cerca de 600 candidatas. A julgar pelo número apresentado (I could have danced all night) e pela simpatia na entrevista, Daniele deverá brilhar no espetáculo juntamente com Paulo Szot e todo o elenco.



19/08/2016


FANTÁSTICA QUINTA FEIRA revendo dois excelentes espetáculos:

O AMARGO SANTO DA PURIFICAÇÃO – Pungente libelo político da “Tribo de Atuadores Oi Nóis Aqui Traveiz” de Porto Alegre sobre a vida, paixão e morte do revolucionário Carlos Marighella. Impossível não se emocionar e não se indignar com os atos cometidos pelos gorilas da ditadura militar e não refletir sobre o Brasil de hoje. Apresentação às 15h na Praça da República.

NÓS – Estreia do novo espetáculo do Grupo Galpão no Teatro Anchieta, bastante distinto de outros trabalhos da companhia, aqui sob o olhar de Marcio Abreu. Em um recinto fechado um grupo questiona problemas da atualidade (racismo, opressão, violência, alienação) enquanto prepara uma sopa. A canção “Lama” (Aylce Chaves - Paulo Marques) encaixa-se como uma luva ao tema tratado. Destaque para a sempre ótima Teuda Bara.



16/08/2016

O QUE TERÁ ACONTECIDO A BABY JANE?


Fotos da coletiva de imprensa em 15/08/2016

        No teatro, Eva Wilma e Nicette Bruno atuaram juntas apenas uma vez. Foi em 1954 na peça “Lição de Botânica” de Machado de Assis no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
        62 anos depois as duas atrizes voltam a dividir a cena sob a direção de Charles Möeller e Claudio Botelho na versão teatral do mítico filme do mesmo nome de 1962 estrelado por Bette Davis e Joan Crawford e dirigido por Robert Aldrich.
        É bastante grande a expectativa em torno do espetáculo o qual, com certeza, será mais um grande momento na carreira dessas duas grandes damas do teatro brasileiro.
        Estreia no dia 19 de agosto no Teatro Porto Seguro. Sextas e sábados às 21h e domingos ás 19h.

       

02/08/2016



ATO A QUATRO, a bem sucedida peça de Jane Bodie com direção de Bruno Perillo está de volta a partir de 04/08, agora no Teatro Eva Herz às quartas e quintas às 21h. Carolina Mânica substitui Joana Dória e o resto do elenco permanece o mesmo. Na segunda, dia 08 estreia "Alice, Retrato de Mulher que Cozinha ao Fundo", solo de Nicole Cordey. Assim Nicole viverá duas Alices nesta temporada! Leia matéria sobre "Ato a Quatro" que publiquei em março de 2015 durante a primeira temporada no Sesc Pinheiros:

http://palcopaulistano.blogspot.com.br/20…/…/ato-quatro.html





29/07/2016 - A FLORESTA QUE ANDA


   CORRA que você ainda pode fazer parte de A FLORESTA QUE ANDA, surpreendente vídeo instalação de Christiane Jatahi em cartaz no Sesc Pompeia só até domingo. Radicalização da proposta da encenadora no uso de teatro e cinema, agora envolvendo também o público que se torna personagem da trama baseada em “Macbeth” de Shakespeare que denuncia as mazelas políticas e sociais deste início de século no Brasil e no mundo. Esta montagem encerra a trilogia iniciada com “Julia” e “E Se Elas Fossem Para Moscou?”. Participação brilhante e visceral de Julia Bernat. PARA NÃO PERDER. Sexta e sábado às 19h, 20h30 e 22h. Domingo às 17h, 18h30 e 20h. 55 minutos de inquietação!



28/05/2016 - ROTEIRIZADOS – NOSSA VIDA POR ESCRITO
         O engenhoso texto do norte americano Mark Harvey Levine mostra casal que descobre que sua vida monótona faz parte de roteiro previamente escrito e que eles podem reescrever parte do mesmo. Cada nova situação escrita por eles é interpretada por outro casal. Os diretores Tiago Pessoa e André Di Paulo valendo-se de elenco jovem e talentoso (Gabriela Zenaro, Luciana Garcia, Paulo Tardivo, Renata Maia, Tiago Garcia e Tiago Luchi) criaram um delicioso espetáculo cujo único pecado é ser muito curto. O cenário de Claudecir Tardivo com predominância do preto e branco preenche com muita harmonia o exíguo espaço da Sala Experimental do Teatro Augusta o qual, com esta montagem, tem um dos seus melhores aproveitamentos inclusive na distribuição dos lugares da plateia.
         Lamenta-se que o espetáculo saia de cartaz neste fim de semana. Uma melhor divulgação e o boca a boca fariam toda a diferença!  Quem sabe numa nova temporada!


        
27/05/2016 - DE NOVO... GARRINCHA


ERA UMA VEZ... é do singelo cenário abaixo que surgirão as personagens que povoam o delicioso GARRINCHA de Bob Wilson. Espetáculo, por incrível que possa parecer, MUITO brasileiro remetendo às revistas musicais e aos filmes da Atlântida. PURA ALEGRIA DO POVO, assim como, o jogador que dá título ao trabalho. Revi ontem e reveria muito mais vezes, se não fosse sair de cartaz no próximo domingo, dia 29/05. Se ainda não viu, CORRA!! Ainda dá tempo.




01/05/2016 - GARRINCHA / BOB WILSON


Robson Catalunha

         Garrincha é musical de primeira com dramaturgia do norte americano Darryl Pinckney a partir de flashes da vida do jogador e músicas brasileiras de excelente qualidade criadas em processo colaborativo pelo elenco e pelos músicos que as executam ao vivo.  A encenação tem a “marca registrada” de Bob Wilson: visual deslumbrante; sincronismo entre movimento de atores, trilha sonora e iluminação (belíssima!); longos e excessivos black outs.  
        A interpretação dos atores é pautada pela forte marcação do diretor que não permite maiores voos criativos, mas há que se destacar as presenças marcantes de Roberta Estrela Dalva, dos pássaros comentaristas vividos com muita graça por Bete Coelho e Lígia Cortez e de Robson Catalunha como um menino que enfeita poeticamente a cena sem dizer uma palavra.
        Garrincha é uma festa colorida, colírio para os olhos e bálsamo para a mente, nesses tempos de Brasil tão cinzento.
           Em cartaz no Sesc Pinheiros até 29/05. 


26/04/2016  ENTRE VÃOS

        Presenciei no dia de ontem (25/04/2016) a história de uma das quatro personagens que compõem “Entre Vãos” de autoria de Victor Nóvoa com direção de Luiz Fernando Marques. Experiência emocionante ao acompanhar a triste história de Dona Anjo vivida com intensidade dramática por Helena Cardoso. A curiosidade é enorme em assistir às outras histórias que formam o tríptico do projeto (a quarta personagem percorre a trama das outras três). A logística do espetáculo é complexa incluindo caminhada e deslocamento por metrô e só são admitidas 15 pessoas por história.  Maiores informações podem ser obtidas em www.adigna.com/entrevaos ou pelo telefone 11 98846-6080.
        Na foto o grupo responsável por mais essa boa surpresa oferecida por essa jovem geração que vem renovando o teatro paulistano.





 24/04/2016
       
        Dois espetáculos diametralmente opostos, ambos excelentes e imperdíveis, estão em cartaz no Sesc Pompeia.

        De um lado o lírico e intimista Processo de Conscerto do Desejo onde o sempre talentoso Matheus Nachtergaele interpreta poemas escritos por sua mãe Maria Cecília que se suicidou quando ele tinha três meses de idade.


        Do outro lado o jovem Brecht de Na Selva das Cidades pelo olhar lúcido e criativo de Cibele Forjaz com interpretações vigorosas de Aury Porto e Lee Taylor.


                O ano ainda não completou o primeiro quadrimestre, mas já podemos dizer que os críticos terão muita dificuldade em eleger as melhores interpretações masculinas de 2016. Os três atores acima deverão ser lembrados junto com Luciano Chirolli, Chico Carvalho, Gabriel Miziara, Mateus Monteiro, Pedro Vieira e Marcos de Andrade nas indicações do ano. 


11/04/2016   

 AS CEREJAS, o ROCK and ROLL e o CLUB NOIR


        Quando assisti a O BALCÃO no ano passado no Club Noir o vazamento de som do bar vizinho provocou desconforto no público e a ira justificada da atriz Juliana Galdino que ao final do espetáculo fez um desabafo sobre a situação. No último sábado fui ver AS CEREJAS no mesmo espaço e o rock and roll daquele bar insistiu em encobrir as palavras emitidas quase em sussurro pelo excelente ator Alexandre Leal. A peça, densa e intimista, ficou totalmente prejudicada. A encenação de Roberto Alvim tem belíssima iluminação e um grande ator em cena, mas foi impossível compreendê-la totalmente, pois se pode ouvir apenas uma parte do texto e não houve como entrar no clima claustrofóbico, pois o balanço do rock and roll insistiu em invadir a cena.

O CLUB NOIR NÃO MERECE ISSO!


09/04/2016


NAUM ALVES DE SOUZA (1942 – 2016)


         No dia 27 de junho do ano passado lancei meu livro no Espaço Parlapatões. Entre tanta gente querida recebi a presença do Naum Alves de Souza. Ele, que havia sido tão gentil e solícito, quando lhe pedi permissão para usar um desenho de sua autoria que foi capa do programa de “Falso Brilhante” (o famoso musical da Elis de 1975/1976), veio me prestigiar, me enchendo de alegria. Cheio de vida há menos de um ano atrás, eis que o nosso amigo partiu deixando mais uma lacuna no teatro brasileiro. Vou guardar esse sorriso e o abraço que recebi naquela ocasião para sempre. muita luz no seu caminho, Naum.




07/04/2016




     IN ON IT está de volta no TEATRO JARAGUÁ até 26/05 às quartas e quintas às 21h. Não perca esta (talvez última) chance de rir e chorar com as luminosas interpretações de EMÍLIO DE MELLO e FERNANDO EIRAS. O texto do dramaturgo canadense Daniel MacIvor é instigante e fica muito valorizado pela encenação de Enrique Diaz e pelo trabalho dos dois atores. Teatro da melhor qualidade.

23/03/2016

PRÊMIO SHELL 2015 – SÃO PAULO

Foto de Roberto Ikeda

        Em uma bela festa realizada em 22/03/2016 foram anunciados pela atriz Laila Garin os contemplados com o Prêmio Shell de Teatro de São Paulo de 2015.
        O grande vencedor foi o espetáculo “Um Bonde Chamado Desejo” que levou três prêmios: Maria Luisa Mendonça (atriz), Rafael Gomes (direção) e André Cortez (cenário).
        “O Camareiro” ficou com dois prêmios: Tarcisio Meira (ator) e Beth Filipecki/Renaldo Machado (figurino).
        Na categoria música o prêmio foi para Babaya e Marco França por “A Tempestade” e o delicado trabalho de Wagner Pinto em “A Máquina Tchekhov” foi lembrado na categoria iluminação.
        A surpresa da noite foi para o prêmio de autor conferido a Vinicius Calderoni por “Ãrrã”.
        Na categoria inovação contemplou-se o trabalho do Núcleo de Dramaturgia SESI – British Council.
        E o grande homenageado da noite foi o mestre Antunes Filho aplaudido de pé por todos os presentes que reconhecem nele um dos maiores nomes do teatro brasileiro.
        Noite memorável. Parabéns tanto aos premiados quanto aos indicados, todos eles bravos construtores desse frágil e tão importante edifício chamado TEATRO.
       

18/03/2016

PRÊMIO SHELL


        Na próxima 3ª feira, dia 22, serão conhecidos os vencedores do Prêmio Shell de Teatro/São Paulo. No Rio de Janeiro o grande vencedor foi o excelente Caranguejo Overdrive (premiado em três das oito categorias), espetáculo apresentado a pouco em São Paulo que com certeza marcará presença na lista dos indicados aos prêmios desta cidade no ano de 2016.
        Em São Paulo será feita uma homenagem ao encenador Antunes Filho e os contemplados serão conhecidos apenas no momento da premiação. Entre os indicados citamos Silvia Gomez (autor), Gabriel Villela (diretor), Daniel Costa (ator) e Christiane Torloni (atriz). Serão também premiadas as categorias: cenário, figurino, iluminação, música e inovação.
       

17/03/2016

No dia de ontem foi apresentado à imprensa o novo TEATRO SANTANDER situado na Vila Olímpia no Complexo JK onde também está o Shopping JK Iguatemi. O belo teatro com mais de 1400 poltronas é uma sala multiuso que pode chegar a abrigar 2085 pessoas. O musical WE WILL ROCK YOU inaugura o espaço na próxima semana. Trata-se de uma grande produção localizada no futuro com músicas do grupo QUEEN.




04/03/2016

Estreia dia 11 de março, às 21h SALA DOS PROFESSORES o novo espetáculo da Cia Elevador de Teatro Panorâmico, com texto de Leonardo Cortez e direção de Marcelo Lazzaratto, uma tragicomédia onde professores de um colégio, nos intervalos, trocam impressões sobre suas conturbadas vidas pessoais e sobre a massacrante rotina escolar. (50 min) Ingressos: R$20,00 e grátis para alunos e professores da rede pública de ensino básico. Espaço Elevador - Rua treze de Maio, 222 – tel. 3477-7732 – 52 lugares

Nenhum comentário:

Postar um comentário