quinta-feira, 14 de novembro de 2024

CLEYDE YÁCONIS

Faltavam poucos meses para Cleyde Yáconis completar 90 anos quando ela partiu. Ela faria aniversário no dia 14 de novembro e faleceu em 15 de abril de 2013.

Hoje ela estaria fazendo 101 anos.

Uma das maiores, senão a maior atriz, que nossos palcos já teve, começou sua carreira quase por acaso no Teatro Brasileiro de Comédia, o lendário TBC, em 1950. A irmã de Cacilda Becker era responsável pelo guarda roupa do teatro e substituiu Nydia Licia na peça Anjo de Pedra, quando esta teve que se ausentar para se submeter a uma intervenção cirúrgica. De tanto conviver com o grupo nos bastidores ela sabia o texto de Nydia de cor e sua estreia foi uma grande revelação. A partir daí Cleyde foi colecionando grandes interpretações e prêmios numa carreira de mais de 60 anos.  

A Geni de Toda Nudez Será Castigada (só no Rio de Janeiro), a Mary Tyrone de Longa Jornada Noite a Dentro, a Condessa de A Louca de Chaillot, o rapaz de Péricles e a Simone de Beauvoir de A Cerimônia do Adeus são apenas algumas das personagens que Cleyde imortalizou com suas atuações.

“Haverá algum lugar no mundo onde possamos colocar nossa esperança?”, essa fala de Simone de Beauvoir em A Cerimônia Do Adeus era dita por Cleyde com tal delicadeza que até hoje se eu fecho os olhos consigo ouvi-la na voz inconfundível dessa grande atriz.

Cleyde fez pouco cinema e muita televisão, mas era no teatro que ela mostrava sua maior grandeza. 

Seu último trabalho no teatro foi A Caminho de Meca em 2008, 58 anos depois de sua estreia no TBC. 

O desprendimento e até a modéstia de Cleyde podiam ser constatados na sala da casa em sua chácara em Jordanésia (que eu tive o privilégio de visitar em 2008) onde todas as paredes mostravam só fotos de sua irmã Cacilda e nenhuma dela.


Fiz uma pesquisa recentemente e constatei como a presença feminina é preponderante nos palcos brasileiros. Tendo como parâmetro aquilo que considero uma grande atriz (talento, presença, versatilidade, personalidade) levantei o nome daquelas nascidas no século XX. Cheguei a 71 nomes e provavelmente alguns outros devem ter me escapado. Usando o mesmo critério para os atores cheguei a pouco mais que uma dezena.

Nesse universo de 71 nomes, Cleyde Yáconis ocupa um lugar muito especial. 

Que se acendam muitos spots hoje para iluminar essa grande mulher.


14/11/2024




Nenhum comentário:

Postar um comentário