domingo, 11 de novembro de 2012

O QUE É UM ASSALTO A UM BANCO COMPARADO COM A FUNDAÇÃO DE UM BANCO?

     Revi ontem à montagem de Bob Wilson de A Ópera dos Três Vinténs com o Berliner Ensemble. Esteticamente irretocável, talvez aí esteja o maior senão ao espetáculo. Eu havia assistido na estreia , quatro dias antes e na revisão, a perfeição na sincronia dos efeitos sonoros e a beleza de cenas como a do bordel me incomodaram por sobrepor a forma ao conteúdo.  Pode cheirar a ranhetice e até a conservadorismo em relação à obra de Brecht, mas é o meu ponto de vista. De qualquer maneira me rendi à beleza do espetáculo considerando que há duas cenas absolutamente antológicas: o dueto de Lucy e Polly na presença de um debochado Mac e o solo de Angela Winkler na Canção de Salomão. De resto, tudo é perfeito: a iluminação, a coreografia, a cenografia, a sonoplastia, a execução das músicas.
Bertolt Brecht (1898-1956)
     No elenco “mais que perfeito”, destaques para Christopher Nell (um excelente Macheath, lembrando o mestre de cerimônias de Joel Grey em Cabaret e também Charlie Chaplin na hilária cena da fuga da prisão); Traute Hoess (uma pândega Mrs. Peachum); Jürgen Holtz ( um senhor idoso com grande energia na pele de Mr. Peachum); Anna Graenzer (como Lucy, uma pequena , mas marcante aparição com poderosas nuances de voz;  Axel Werner     ( como Brown, o chefe de polícia, amigo de infância de Mac) e finalmente, Angela Winkler

     Curioso observar os momentos que inspiraram Chico Buarque para as canções de A Ópera do Malandro: a canção do sim e do não cantada por Polly ,inspirou Terezinha; a canção do dueto de Lucy e Polly , inspirou O Meu Amor e a canção Jenny e os Piratas cantada por Polly ,inspirou Geni e o Zepelim.

     Cabe salientar que, a despeito da liberdade da forma, Bob Wilson respeitou integralmente o texto de Brecht, assim como , as belíssimas canções  originais de Kurt Weill.     
Brecht e Kurt Weill (1900-1950)
     Na próxima semana, o grupo apresenta Lulu de Frank Wedekind tendo Angela Winkler como a protagonista e com trilha sonora de Lou Reed.

Nenhum comentário:

Postar um comentário