terça-feira, 15 de outubro de 2013

4º FESTIVAL DE TEATRO DE RIBEIRÃO PRETO



 



     No período de 01 a 14 de novembro acontece o 4º Festival de Teatro de Ribeirão Preto composto de uma Mostra Nacional e uma Mostra Local Panorama 016, sendo esta última reservada para espetáculos realizados por grupos da cidade. O Festival não tem caráter competitivo e tem como objetivo geral a divulgação da cultura por meio do teatro. A realização é uma parceria entre a Secretaria Municipal da Cultura e o Movimento Teatreiros RP.




Os curadores

 
 

 
 

 
     A curadoria do Festival foi realizada por Paula Klein, por Jefferson Zanchi e por mim. No período entre 30/09 e 04/10 avaliamos cerca de 150 trabalhos por meio de vídeos enviados pelos proponentes, da análise dos dados contidos nas fichas de inscrição e, quando necessário, da leitura do texto do espetáculo.
 
A equipe de trabalho
     Teatro é a arte do efêmero, do aqui e agora, do ator na presença do espectador e da dinâmica criada nessa relação. Tudo isso se perde num vídeo que pode, além disso, ter problemas de gravação (imagem, som e ângulo em que o espetáculo foi gravado). Cientes dessas limitações realizamos o trabalho pré-aprovando numa primeira fase 32 espetáculos para a Mostra Nacional, num segundo exame mais detalhado chegamos aos oito projetos aprovados (SIMBÁ de Uberlâdia; MARCELO, MARMELO, MARTELO de Rio Preto; LA SVERGOGNATA de Belo Horizonte; SOBRE ANJOS E GRILOS de Porto Alegre; DANTON.5 de São Paulo; DOM QUIXOTE DELE MESMO de Ribeirão Preto: CABEÇA DE PAPELÃO de São Paulo e LIÇÕES DE MOTIM de Goiânia) e aos quatro suplentes (BARRELA de Ribeirão Preto; AS ROSAS DO JARDIM DE ZULA de Belo Horizonte; O RIO de São Paulo e SALAMALEQUE de São Paulo).
     Para a Mostra Panorama 016 foram analisadas as 13 encenações inscritas tendo sido selecionadas oito (VIAJANTES; ANTES DA BRANCA FLOR; O JOVEM TEIMOSO; NINGUÉM TAÍ; ALEXANDRE ENTRE XIQUEXIQUES E MANDACARUS; A.B.ISMO  e (OUTRAS) HISTÒRIAS REAIS).
Visita à Secretaria da Cultura
     A curadoria contou com forte apoio logístico de vários integrantes da Secretaria da Cultura assim como de uma representante dos Teatreiros.

     No último dia houve um encontro entre membros de grupos de teatro da cidade, os curadores e o pessoal da Secretaria da Cultura. Num bate papo bastante franco e honesto discutiu-se sobre os espetáculos de Ribeirão Preto inscritos no Festival e sobre as dificuldades em se fazer teatro seja em Ribeirão Preto, seja em qualquer outro lugar deste país tão alheio às questões culturais.
     Choppinho no Pinguim após os trabalhos, porque ninguém é de ferro!
 
     Agora resta esperar que os espetáculos selecionados cumpram aquilo prometido nos vídeos e que o Festival seja um grande sucesso.
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário