segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

O DESPERTAR DA PRIMAVERA


 
     Esta é daquelas peças que oferecem um grande desafio para quem vai montá-la: necessita de atores jovens que desempenhem personagens complexas, o que exige não só boa formação na arte de interpretar como também coisas quase impossíveis de se exigir de um jovem : experiência de vida marcante e maturidade emocional. Guilherme Marback aceitou o desafio reunindo um elenco de jovens atores para encenar quase na íntegra O Despertar da Primavera, texto do dramaturgo alemão Frank Wedekind (1864-1916) escrito quando ele tinha 27 anos e que causou grande escândalo na época falando de descoberta do sexo, masturbação, homossexualismo e aborto.
     A encenação de Marback é toda calcada na estética expressionista, desde o cenário como a bela iluminação de Aline Santini e a interpretação dos atores (gestual e máscaras). O resultado é coerente e muito bonito. Outro ponto positivo do espetáculo é a trilha sonora de Lívio Tragtenberg que pontua a ação sem encobri-la; havendo, porém, um problema de edição quando o tema de uma cena terminada é cortado bruscamente para a entrada de outro tema (fade in e fade out desses temas deixariam a mudança de cena mais harmoniosa).
 
     O elenco jovem sai-se bem nos papéis secundários, cabendo o maior desafio para os intérpretes de Moritz, Melchior e Wendla. Maurício Destri destaca-se na atuação do complexo Moritz demonstrando total domínio da atormentada personagem. Nos papéis adultos o melhor rendimento fica com Gabriela Monteiro (Sra. Bergman) com marcantes expressões faciais.
 
Felipe Cândido (Melchior), Maurício Destri (Moritz), Rosiany Pelizzer (Wendla)
     Na noite em que assistimos ao espetáculo (sexta feira, dia 21/02/2014) havia 15 atores no palco e sete espectadores na plateia. Por mais que aplaudíssemos ao final, creio que não devolvemos ao esforçado elenco a energia e a emoção que eles nos deram. Uma lástima, pois se trata de um espetáculo feito com muita seriedade e que, apesar de ter algumas irregularidades merece ser visto e prestigiado. Não é sempre que temos a oportunidade de estar em contato com texto dessa qualidade em uma encenação honesta e muito bonita. O curioso é que a mídia enquanto ocupa páginas com a divulgação dos grandes musicais e dos espetáculos comercais absolutamente ignora trabalhos sérios como este (a peça já teve uma temporada pouco divulgada em 2013).
 
Cartaz da temporada de 2013
 
     O Despertar da Primavera está em cartaz no Viga Espaço Cênico até 30/03, às sextas e sábados às 21h e aos domingos às 19h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário