quinta-feira, 14 de agosto de 2014

FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO


 
        A partir da próxima quinta feira, dia 21 de agosto, a cidade de São José do Rio Preto será palco por dez dias do seu tradicional FIT (Festival Internacional de Teatro). Apostando na diversidade tanto na forma como no conteúdo e com o lema de “ampliar o olhar” a curadoria formada por Antonio do Valle, Cesar Augusto, Manoel Neves e Paula de Renor selecionou 44 espetáculos que devem representar o que de melhor se faz em teatro no Brasil e no mundo. O 45º título é o convidado Esta Criança com a Companhia Brasileira de Comédia de Curitiba e Renata Sorrah. Por questões logísticas o grupo Teatro Cinema do Chile não trará o esperado Historia de Amor.
 
Esta Criança
 
        O Festival começa com o espetáculo de rua peruano Sueños de Gigantes com bonecos enormes saindo do centro da cidade e se encaminhando para a Represa Municipal, tradicional palco de abertura do FIT, onde será apresentado Os Gigantes da Montanha com o Grupo Galpão de Belo Horizonte.
 
Os Gigantes da Montanha

        No dia seguinte tem início a maratona com a apresentação de cerca de dez espetáculos por dia nos mais variados pontos da cidade.
         Entre os espetáculos nacionais para público adulto (nove) vale destacar Sobre Anjos e Grilos, solo da gaúcha Deborah Finocchiaro sobre o universo do poeta Mario Quintana, uma versão clown de As Três Irmãs com a Traço Cia. de Teatro de Florianópolis e As Estrelas Cadentes do Meu Céu São Feitas de Bombas do Inimigo, peça da Cia. Provisório Definitivo de São Paulo baseada em relatos de crianças e jovens que sofreram a tragédia de uma guerra.
 
Sobre Anjos e Grilos

 
        No módulo “espetáculos para a infância e juventude” serão apresentados cinco títulos. Meu Pai é Um Homem Pássaro é uma deliciosa peça infantil apresentada pela Cia. Simples de São Paulo; chama a atenção pelo seu tema o espetáculo O Buraco no Muro trazido pela Maracujá Laboratório de Artes do Rio de Janeiro: um oportuno alerta ao uso indiscriminado de Internet, celulares e outros objetos eletrônicos pelas crianças.
        Radicalizando a diversidade o módulo “Olhar Diverso” apresenta três trabalhos: os sérios Joelma e BR-TRANS que tratam do universo das travestis e transexuais e o muito divertido Vampiras Lésbicas de Sodoma vindo do Rio de Janeiro.
 
Vampiras Lésbicas de Sodoma
 
        O destaque dos espetáculos de rua (oito) fica com a Trupe Sinha Zózima de São Paulo que apresenta dois de seus trabalhos (Cordel do Amor Sem Fim e Dentro É Lugar Longe) em um ônibus que percorre as ruas da cidade durante as apresentações.
        Serão apresentados oito espetáculos internacionais desde o irreverente Saxophoníssimo (França) que parece ser um misto dos grupos Les Luthiers e Monty Python, passando pelo polêmico e ousado La Idea Fija (Argentina) até o politicamente engajado El Rumor Del Incendio (México).
 
 
La Idea Fija
 
El Rumor del Incendio

        Por último, mas não menos importante, o módulo dedicado aos grupos da cidade de Rio Preto apresenta 11 trabalhos com espetáculos infantis, performances, teatro de rua e teatro tradicional. A diversidade de forma e de conteúdo também é representativa neste módulo que apresenta companhias jovens (a mais antiga tem 10 anos de existência) lutando por seu espaço no ambiente teatral não só de Rio Preto, mas de todo o Brasil. Destaques para uma versão de rua de O Tartufo e para uma nova montagem de Os Meninos e as Pedras, importante e sempre atual texto que trata da amizade entre uma criança judia e outra palestina.
 
Os Meninos e as Pedras
 

       

Um comentário:

  1. Muito boa a matéria sobre o Festival de Rio Preto. Estou curiosa para ver o catálogo.

    ResponderExcluir