quinta-feira, 11 de setembro de 2014

AFETOS E PROVOCAÇÕES


 

Os encontros e trocas entre grupos são complementos indispensáveis num festival de teatro, fato muitas vezes negligenciado pelos organizadores desses eventos. Com o sugestivo e  poético título de Afetos e Provocações o  Sesc criou uma série de atividades formativas, paralelas aos espetáculos apresentados no MIRADA ( Festival  Ibero-Americano de Artes Cênicas de Santos) que fomentam essa integração tão importante entre os grupos que se apresentam, os teóricos de teatro, os críticos, os produtores e mesmo o público que tem acesso a muitas dessas atividades. Sob a coordenação de Sergio Luis de Oliveira (Assistente da Gerência de Ação Cultural do Sesc São Paulo) e de Cibele Forjaz (conceituada diretora teatral paulista) estão se realizando oficinas, residências artísticas, debates (na atividade Pontos de Conexão foram apresentados relatos importantes sobre as cenas latino-americana, ibérica e brasileira), encontros entre grupos quer “semi-formalmente” nos Encontrões como informalmente na comedoria onde os envolvidos com o festival se reúnem para comer e para falar de teatro. Sob o título de Rede de Intercâmbio foi realizado um importante encontro onde os participantes discutiram e trocaram contatos com eventuais parceiros de trabalho no futuro.
 
Antônio Rogério Toscano e Grace Passô na mesa sobre a cena brasileira contemporânea do ponto de vista da dramaturgia.
 
Alexandre Mate e Cibele Forjaz na plateia do Teatro Coliseu.
 

No sexto dia do Festival as pessoas já se conhecem: brasileiros arranhando o espanhol, estrangeiros arranhando o português, mas todos falando sobre o que têm em comum: o amor ao teatro.
 
Encontrão II: Ana Tezza e Alexandre Mate.
 
 
Encontrão II em 10/09/2014

Não há a menor dúvida que todos vão sair enriquecidos desta terceira edição do MIRADA, Festival que está se consolidando como um dos mais importantes que se faz no país.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário