terça-feira, 6 de janeiro de 2015

O AUTOR BRASILEIRO NOS PALCOS PAULISTANOS EM 2014



        Segundo os guias de teatro, 583(*) peças assinadas por dramaturgos brasileiros estiveram em cartaz nos palcos de São Paulo no ano de 2014 com uma média de 48 estreias ou reestreias por mês. Quantidade espantosa não necessariamente acompanhada de qualidade. Abundam os espetáculos comerciais que apenas pelo título indicam a que vieram, tais espetáculos, em geral, concentram-se nos Teatros Ruth Escobar, Maria Della Costa, Bibi Ferreira, Brigadeiro, Gazeta e Folha.

Ronaldo Ciambroni
 
        O dramaturgo mais montado no ano foi Ronaldo Ciambroni com nove espetáculos em cartaz, seguido de Mário Bortolotto com sete. Nelson Rodrigues e Plínio Marcos, em geral bastante montados, ficaram com cinco, empatados com Luís Alberto de Abreu, Sergio Roveri e Wilson Coca. Jô Bilac, Tony Giusti e José Celso Martinez Corrêa/Marcelo Drummond comparecem com quatro títulos. 10 autores tiveram três textos montados e 35 aparecem com dois títulos.
 
Mário Bortolotto

        O gênero drama predomina com 355 títulos, seguido de 161 comédias, mas é curioso notar a presença de 45 espetáculos musicais assinados por autores brasileiros, a maioria deles focando vida e obra de cantores famosos.

        Esse ano tão pródigo em número de espetáculos de autores brasileiros não destacou ao meu modo de ver nenhum nome da nova geração. Entre aqueles a que assisti, os melhores textos foram Abnegação de Alexandre Dal Farra, Maldito Benefício de Leonardo Cortez e as excelentes adaptações para teatro de O Grande Circo Místico (Newton Moreno e Alessandro Toller) e de Os Irmãos Karamázov (Luís Alberto de Abreu e Calixto de Inhamuns).

        Esperemos que em 2015 haja  melhor equilíbrio entre quantidade e qualidade.


(*) Não fazem parte deste total: stand up comedies, teatro infantil e espetáculos apresentados na periferia que não aparecem nos guias.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário