domingo, 22 de maio de 2016

MAIS QUERO ASNO QUE ME CARREGUE QUE CAVALO QUE ME DERRUBE


           Por razões pouco conhecidas a rica obra de Carlos Alberto Soffredini (1939-2001) é muito pouco montada. Maravilhas como Na Carrêra do Divino, Vem Buscar-me Que Ainda Sou Teu, O Pássaro do Poente, Minha Nossa tiveram montagens gloriosas nos anos 1970/1980, mas depois nunca mais voltaram aos palcos, assim como, aquela que considero sua obra prima que teve apenas uma montagem semi-profissional com um grupo da Unicamp em 1993, que é O Caso dessa Tal de Mafalda Que Deu Muito o Que Falar e Que Acabou Comno Acabou Num Dia de Carnaval.
        Mais Quero Asno Que Me Carregue Que Cavalo Que Me Derrube foi escrita em 1969 inspirada na Farsa de Inês Pereira de Gil Vicente e estreou em dezembro de 1972 sob a direção de Celso Nunes como exame de formatura dos alunos da Escola de Arte Dramática (EAD). Faziam parte do elenco, entre outros, Zécarlos Andrade, Selma Egrei e Maria Vasco como uma hilária portuguesa chamada Leonor Vaz d’Almeida. A peça fez tanto sucesso que no ano seguinte foi montada profissionalmente agora com direção de Elvira Gentil e tendo a grande atriz Cacilda Lanuza no papel da portuguesa. Repetiu-se o sucesso e a peça manteve-se em cartaz por muitos meses, sendo depois montada no Rio de Janeiro tendo Tereza Rachel como Dona Leonor sob a direção do autor.
        Ednaldo Freire é diretor voltado às pesquisas de cultura popular e neste ano de 2016 resolveu retomar o texto de Soffredini agora com jovens egressos da Escola Célia Helena de Teatro (a situação de 1972, de alguma forma, se repete) que formaram um coletivo denominado Quintal do Aventino. A montagem é deliciosamente divertida e bastante criativa tanto nas interpretações como nos cômicos figurinos de Luiz Augusto dos Santos, também responsável pelos cenários.


        O elenco se adequa muito bem aos tipos cômicos criados por Soffredini como o caricato padeiro (Ian Noppeney), o John Brás e o João Brasílio de bunda de fora (belas composições de Felipe Fonseca), a Inês (presença forte e bonita de Ana Carolina Capozzi), as três festeiras (Ana Sampaio, Flora Rossi e Juliana Leite), a Dona Clara, mãe de Inês (Martha Almeida), a amiga de Inês e narradora da história Luzia (Hildit Nitsche) e, é claro, a Dona Leonor Vaz d’Almeida (a muito engraçada Giovana Arruda que acumula a personagem de Carmem, a amante de João). Longa vida e luminosa carreira a esses jovens que iniciam suas atividades profissionais com o pé direito.
        Em tempos tão sombrios é bom dar uma trégua de hora e meia às preocupações e às tristezas e se divertir MUITO com a encenação ora em cartaz.

        MAIS QUERO ASNO... está em cartaz no Teatro MuBe só até 29/05 aos sábados às 18h e aos domingos às 20h30. Só tem mais um fim de semana. Quer se divertir? CORRA PARA VER!


22/05/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário