terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

4ª MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo)



Avante, Marche (Bélgica)


        Cada vez estou mais convencido que o teatro é o templo da esperança e da utopia. Mais uma prova disso é a realização de mais uma MITsp. Indo contra ventos e tempestades resultantes da situação caótica em que se encontra o país os guerreiros Antonio Araújo e Guilherme Marques realizam a 4ª edição do evento que já faz parte do calendário cultural da cidade.
        Os eixos que norteiam a mostra são três e para tanto a curadoria selecionou dez espetáculos: sete internacionais e três nacionais.

1.            Espetáculos que reúnem hibridismo de linguagem, mesclando teatro, dança, música, cinema e artes visuais.

        - Avante, Marche (Bélgica) – Les Ballets C de la B – Direção: Alain Platel e Frank van Laecke. Espetáculo de abertura (14/03) no Theatro Municipal.
        - Por Que o Sr. R Enlouqueceu (Alemanha) – Münchner Kammerspiel – Direção: Susanne Kennedy.
        - Para Que o Céu Não Caia (Brasil) – Lia Rodrigues Companhia de Dança – Direção: Lia Rodrigues.

2.            - Espetáculos que denunciam racismo e preconceito, evidenciando o protagonismo negro.

        - Black Off (África do Sul) – Ntando Cele
        - A Missão Em Fragmentos: 12 Cenas  de Descolonização Em        Legítima Defesa (Brasil) – Coletivo Em Legítima Defesa – Direção: Eugênio Lima. Estreia na MITsp.
      - Branco: O Cheiro do Lírio e do Formol (Brasil) – Direção: Alexandre Dal Farra e Janaína Leite. Estreia na MITsp.

Branco: O Cheiro do Lírio e do Formol (Brasil)

3.            - Espetáculos de “teatro documentário”.

        - Mostra Rabih Mroué (Libano) – Consta de três espetáculos (Tão Pouco Tempo, Revolução em Pixels e Cavalgando Nuvens). Direção: Rabih Mroué.
        - Mateluna (Chile) – Direção: Guillermo Calderón.

Mateluna (Chile)

        A Mostra mantém em paralelo seminários, ações pedagógicas, olhares críticos, lançamentos de livros, atividades tão importantes
quanto os espetáculos teatrais.
        Faz falta na MITsp um espaço, ponto de encontro de artistas, espectadores e críticos onde “socialmente” poderia se discutir os caminhos e tendências do teatro e do mundo. Segundo Guilherme Marques a criação desse espaço é sonho antigo da organização da MITsp e quem sabe isso possa ocorrer em 2018.

        MITsp – De 14 a 21 de março em vários teatros da cidade (Municipal, João Caetano, Centro Cultural São Paulo, Auditório Ibirapuera, Itaú Cultural, Sesc Vila Mariana e Sesc Pinheiros). Ingressos a R$20,00 (meia entrada: R$10,00). Canais de venda de ingressos (a partir de 16 de fevereiro): Portal Sesc SP, Ingresso Rápido e Compreingressos.


 Informações: www.mitsp.org




07/02/2017


        

Nenhum comentário:

Postar um comentário