quinta-feira, 20 de agosto de 2020

LUCIANA PAES – OLAR UNIVERSO

 

O talento de Luciana Paes não é surpresa para ninguém. Seja na televisão, no cinema e, principalmente, no teatro ela sempre se destaca por sua forte presença cênica. Suas participações nas peças da Cia. Hiato sempre foram uma das grandes atrações do grupo dirigido por Leonardo Moreira. Quem assistiu a O Jardim jamais vai esquecer de sua atuação, como também do solo sobre Frida Kahlo em Ficção. No cinema louve-se seus trabalhos em Sinfonia da Necrópole e O Animal Cordial, neste ela formava uma dupla sinistra com Murilo Benício.


Agora foi a vez de Luciana participar de uma transmissão ao vivo pelo #EmCasaComSesc. Olar Universo foi totalmente concebido pela atriz na dramaturgia, na direção e na interpretação, com colaboração de Otávio Dantas (co-direção, direção de fotografia e operação de câmera) e Claus Lehmann (assistente de câmera).

        A partir de duas obras contemporâneas (Breve História de Quase Tudo de Bill Bryson e Sapiens-Uma Breve História da Humanidade de Yuval Noah Harari) a personagem criada por Luciana procura entender qual a razão do Universo tê-la criado: um ser formado de átomos que são tudo e nada ao mesmo tempo.

 A viagem começa na criação do Universo, passa pelos pobres dinossauros (que também eram formados de átomos!), chegando nos dias atuais onde essa mulher isolada pela pandemia do corona vírus quase enlouquece ao pensar que milhões de anos são apenas uma fração de tempo para o Universo. Tempo? Que tempo?

Luciana propõe quase em tom de brincadeira questões filosóficas da maior envergadura que deixam o espectador com um sorriso nos lábios, mas cheio de questões para refletir sobre.

A atriz, como de hábito, tem uma interpretação não menos que excepcional transitando com muita versatilidade entre a comédia e o drama.

O #EmCasaComSesc tem nos oferecido excelentes momentos de teatro televisivo entre os quais podemos destacar Eu Não Dava Praquilo com Cassio Scapin interpretando Myrian Muniz, Meu Ser Ator com Renato Borghi criando cena antológica onde interpreta várias personagens de Pequenos Burgueses, Alma Despejada com Irene Ravache, Três Maneiras de Tocar no Assunto com Leonardo Netto, A Frasqueira de Jacy com Quitéria Kelly e A Cobradora com Maria Abreu. O espetáculo de Luciana Paes insere-se nessa galeria de ouro com a qual o Sesc nos alimenta com um pouco da arte teatral nestes tempos de isolamento. 

20/08/2020

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário