quinta-feira, 10 de setembro de 2020

TODO MUNDO QUER SER DONA MARGARIDA (?)

 

O desempenho de Marília Pêra em ‘Apareceu a Margarida’ (1974) é, para mim, a obra prima absoluta de interpretação feminina no Brasil, ao menos nos 50 anos que frequento teatro. Pelo texto de Roberto Athayde e pela interpretação de Marília, classifico este espetáculo como um dos cinco mais significativos de toda minha longa vida de espectador.” 

Com essa frase eu encerrava o capítulo do meu livro sobre Apareceu a Margarida. Posto isso o leitor pode imaginar a minha apreensão ao me preparar para assistir a transmissão ao vivo da versão da peça realizada por Abílio Tavares e o maior elogio que posso fazer a esse espetáculo é que já nos primeiros minutos me distanciei de Marília e já estava curtindo a nova (para mim) Dona Margarida.

Abílio Tavares montou a peça várias vezes, mas nunca tive a oportunidade de assistir; surge agora a versão online em razão do isolamento social. A primeira coisa que chama a atenção é o novo título que amplia a vontade de dominar (todo mundo quer ser) e ao mesmo tempo põe em dúvida esse desejo com um intrigante ponto de interrogação ao final da frase.

A potência e a atualidade do texto de Athayde são coisas incontestáveis e Abílio Tavares apodera-se com unhas e dentes das frases absolutamente antológicas que compõem o mesmo, reforçando a contundência das mesmas escrevendo-as em lousas espalhadas pelos vários cômodos da casa onde foram situadas as ações. O fato de situar as ações em vários cômodos ameniza, a meu modo de ver, a claustrofobia de uma sala de aula, local onde Dona Margarida deve sentir-se mais à vontade para exercer seu poder, porém a solução cênica é válida pois dinamiza a apresentação quando realizada via recursos televisivos.

Apesar de toda demonstração de poder que procura demonstrar, Dona Margarida é frágil e temerosa de perder esse poder. Trata-se de uma personagem em muitos aspectos asquerosa e perigosa (Marília Pêra dizia que interpretá-la era uma violentação), mas também digna de pena. Personagem que vai do drama à comédia, fato que exige muita versatilidade de quem a interpreta e essa qualidade não falta a Abílio Tavares.

Muitas Donas Margaridas estão presentes no triste cenário brasileiro e isso torna este trabalho de Abílio Tavares urgente e necessário.

 

10/09/2020

SERVIÇO

Reestreia de Todo Mundo Quer Ser Dona Margarida (?)

Releitura de Apareceu a Margarida, de Roberto Athayde

De 5 de setembro a 27 de setembro de 2020 | Sábados e domingos, às 20h *

* As sessões serão exibidas ao vivo e não ficarão registradas no canal

Acesso gratuito | Onde: YouTube A Dona Margarida Oficial

Duração: 50 min. | Classificação: 12 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário