quinta-feira, 11 de outubro de 2012

EU SOU "SOE IKIN EY"

     
     Após o bem sucedido Prometheus – A tragédia do fogo, a Cia. Balagan dirigida por Maria Thaís está de volta com um novo espetáculo. Trata-se de Recusa, em cartaz em muito bem vindo novo espaço teatral situado na SP Escola de Teatro na Praça Roosevelt.
     Louve-se em primeiro lugar o trabalho vocal e corporal de Eduardo Okamoto (ator convidado) e seu bem sucedido contraponto interpretado por Antonio Salvador.

     A partir de notícia de jornal sobre os dois últimos sobreviventes de uma tribo indígena que recusaram a fazer contato com a dita civilização, Luís Fernando de Abreu (responsável pela dramaturgia do espetáculo) realiza um trabalho ousado ao abandonar a narrativa tradicional e enveredar pela chamada narrativa fragmentada expondo momentos de vários duplos (Kuarahy e Jasy, Macunaíma e Piá, Pud e Pudleré) por meio de seus hábitos e lendas.
     A encenação de Maria Thaís é vigorosa e concentra-se nas ações dos dois atores, apesar de ter grandes aliados em Marcio Medina (cenografia e figurinos), Marluí Miranda (direção musical, supervisionando os elementos instrumentais  que são os atores) e Davi de Brito (iluminação).
     O programa da peça é muito informativo e tem belas fotos de Ale Catan. Entre as muitas informações uma curiosidade: o grupo fez uma viagem à Rondônia em 2011 e no contato com os índios da clã Paiter confrontaram hábitos e palavras, sendo que “os velhos conversaram entre si para escolherem algumas palavras do seu vocabulário que pudessem equivaler aos termos teatrais. Para espectadores, escolheram: SOE IKIN EY. Perguntamos o sentido da palavra e eles responderam: OS CURIOSOS.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário