quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

FESTIVAL DE CURITIBA 2013





        Entre os dias 26 de março e 7 de abril acontece a 22ª edição do Festival de Curitiba. Em coletiva realizada no Itaú Cultural de São Paulo em 30 de janeiro, o diretor geral do festival Leandro Knopfholz apresentou a programação do mesmo.
Leandro Knopfholz - Foto de Paulo Fávari

        Além de uma série de eventos paralelos, as estrelas do festival são a Mostra Oficial e o Fringe.

        A Mostra Oficial - com curadoria de Celso Curi, Lúcia Camargo e Thania Brandão - vai apresentar 32 espetáculos, tendo cerca de 10 estreias nacionais. Haverá ainda a apresentação de três espetáculos internacionais, cuja maior surpresa parece ser uma produção coreana de Mãe Coragem de Bertolt Brecht (Pansori Brecht-Ukchuk-Ga). O restante da Mostra é formado por espetáculos já testados em seus locais de origem (a maioria proveniente de São Paulo e do Rio de Janeiro). Segundo Knopfholz, a curadoria procurou privilegiar encenações com fusão de linguagens, espetáculos de grupo e de companhias estáveis, além de contemplar a dramaturgia que se faz no Brasil na contemporaneidade. A Mostra será aberta com Homem Vertente, produzido em parceria com a companhia argentina Ojalá e interpretado por atores curitibanos.

        A grade da Mostra pode ser conferida no site do Festival:          
        Os ingressos custam R$60,00 e serão vendidos a partir do dia 06 de fevereiro.

        O Fringe é composto por espetáculos profissionais e não tem curadoria. Inspirado no Festival Internacional de Edimburgo, começou modestamente em 1998 com sete montagens e nesta 16ª edição atinge a surpreendente cifra de 370 espetáculos (67 de rua), envolvendo 2500 artistas e ocupando 64 espaços de apresentação. É no Fringe que estão as maiores surpresas do Festival: nesse mar de opções e baseando-se apenas na sinopse e na ficha técnica, o espectador escolhe o espetáculo a que vai assistir quase sempre no escuro e baseado em sua intuição. Dentro do Fringe há ainda Mostras Especiais, sendo um destaque deste ano a Mostra Baiana, com curadoria de Wagner Moura, promovida pela Fundação Cultural do estado da Bahia (FUNCEB), apresentando sete montagens e lançando o Kit de Difusão do Teatro da Bahia, que reúne informações sobre 28 montagens teatrais baianas. Esse tipo de iniciativa é extremamente salutar para que se conheça um pouco mais daquilo que se produz fora do eixo Rio-São Paulo.

        O valor dos ingressos no Fringe é definido pela produção de cada espetáculo e pode variar de gratuito a R$60,00 (valor do ingresso na Mostra Oficial) e a relação das montagens pode ser acessada também no site do Festival.

        Além de Leandro Knopfholz, participaram da coletiva representantes dos patrocinadores: Andrea Pinotti Cordeiro (Itaú) e Caíque Ferreira (Renault).

Foto de Paulo Fávari




                                                                            




Nenhum comentário:

Postar um comentário