quarta-feira, 6 de novembro de 2013

CONTRAÇÕES


 

     Com o título inadequado de Contrações está em cartaz em São Paulo uma nova montagem da peça O Contrato de Mike Bartlett. A encenação anterior cumpriu temporada relativamente curta e obscura (apesar de suas qualidades) no Instituto Capobianco em 2011 depois de ter participado da mostra da Cultura Inglesa e foi dirigida por Zé Henrique de Paula tendo Sergio Mastropasqua no papel do gerente e Renata Calmon como a subordinada. Desta vez numa produção do Grupo 3 de Teatro e com direção de Grace Passô o espetáculo está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil.
     Trata-se de um texto cruel do dramaturgo inglês que leva a uma situação limite o embate entre uma gerente autoritária, impessoal e cumpridora de maneira religiosa das normas da empresa e uma funcionária que em função da subsistência aceita todos os desmandos ditados pela superiora. Emma, a funcionária, abdica do seu relacionamento e do próprio filho para garantir o seu emprego sob as ordens da tirânica gerente.
 
Débora Falabella e Yara de Novaes
     O fato dos papéis serem interpretados por duas mulheres dá uma conotação diferente à peça. Ficam evidentes as frustrações “românticas e sexuais” da reprimida gerente perante o caso amoroso que a subordinada está vivendo. Na versão anterior transparecia um desejo do gerente pela subordinada e o assédio não era só moral, mas também sexual. Cabe imaginar como seria a peça se interpretada por dois homens ou ainda se a gerente fosse mulher e o subordinado um homem. Tais possibilidades valorizam ainda mais o ótimo texto de Bartlett .
 
     Voltando à encenação ora em cartaz é um verdadeiro prazer testemunhar as interpretações de Débora Falabella e Yara de Novaes. Débora desempenha uma subordinada que tudo faz para manter o seu emprego e só consegue extravasar seu ódio pela situação tocando desesperadamente uma bateria (interessante recurso da direção), enquanto Yara de Novaes - uma diretora de carreira consolidada - mostra recursos de grande atriz ao desempenhar com garra e uma ponta de ironia a gerente tirânica. A montagem de Grace Passô enfeita desnecessariamente o bolo com um prólogo e uso de cores e ruídos para identificar os assuntos relativos a romantismo e sexo, por outro lado, a sua direção das atrizes é perfeita.
 
Grace Passô, a diretora
     Não é sempre que surge a oportunidade de tomar conhecimento de um excelente texto contemporâneo na interpretação iluminada de duas grandes atrizes, portanto, aproveite!
 
     Contrações está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil aos sábados, domingos e segundas até 09 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário