terça-feira, 22 de abril de 2014

MAGILUTH CONTA "VIÚVA , PORÉM HONESTA"


 
     Nelson Rodrigues chamou a sua peça de 1957, Viúva, Porém Honesta de “farsa irresponsável em três atos” e Pedro Vilela, diretor do grupo pernambucano Magiluth, levou - com muita responsabilidade - ao pé da letra essa classificação, montando com bastante irreverência esse delicioso texto do dramaturgo.
Nelson Rodrigues (1912-1980)
Pedro Vilela, diretor
     Contando com o talento, a histrionice e o carisma de seu grupo (agora enriquecido com o ótimo Mário Sérgio Cabral), Vilela mostra as aventuras da agora viúva Ivonete com muito escracho e deboche fazendo os cinco atores “rodopiarem” por todas as personagens da peça. O espetáculo é divertidíssimo e dá margem a ótimos momentos para todos os atores: Giordano Castro rouba a cena como a jovem Ivonete brincando com as bonecas, assim como o pândego Mário Sérgio na cena em que ela vai ao ginecologista e Pedro Wagner cria uma viúva antológica. A interação entre os atores é perfeita e percebe-se que eles se divertem tanto quanto o público durante toda a representação. Além de fazer a sonoplastia, Pedro Vilela intervém com muita naturalidade em alguns momentos orquestrando com muita garra aquele aparente e engraçado caos.
 
Giordano Castro
 
Mário Sérgio Cabral
 
Pedro Wagner
 
Lucas Torres, Erivaldo Oliveira, Pedro Wagner
 
     J.B., Pardal, Madame Cricri, Diabo da Fonseca, Dorothy Dalton, Ivonete e todas as outras personagens nunca mais serão as mesmas após esta deliciosa reconstrução do Magiluth. E resta a pergunta: como Nelson Rodrigues veria o tratamento dado à sua peça? A meu ver creio que ele adoraria.
 
     Na noite em que assisti ao espetáculo, Rita Cadillac estava na plateia e foi homenageada pelo grupo com um ramalhete de flores e com uma tatuagem de seu nome na bunda do Mário Sérgio Cabral. Delicioso arremate, compatível com o clima descontraído da montagem.
     Este divertido e imperdível espetáculo foi apresentado no Itaú Cultural de 15 a 20 de abril sempre com lotação esgotada e volta a ser apresentado na FUNARTE de 23 a 26 de abril às 20h e 27 às 19h com entrada gratuita. CORRA PARA GARANTIR SEU INGRESSO E NÃO RIA SE FOR CAPAZ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário