terça-feira, 22 de abril de 2014

OH OS BELOS DIAS – MOMENTO ILUMINADO DE UMA GRANDE ATRIZ



     Sandra Dani é uma atriz gaúcha praticamente desconhecida pelo público paulistano, mas consagrada em sua terra natal com um vasto currículo tanto acadêmico como teatral. Sob a direção do paulista Rubens Rusche (especialista em Samuel Beckett) a atriz está interpretando Oh Os Belos Dias texto do autor irlandês em cartaz no Sesc Santana. Essa montagem estreou em 2013 em Porto Alegre e no mesmo ano fez algumas poucas apresentações em São Paulo no Cultura Inglesa Festival. Com o título de Dias Felizes essa peça teve uma montagem dirigida por Jacqueline Laurence em 1996 tendo Fernanda Montenegro como protagonista e em 2010 foi a vez de Norma Bengell interpretar a personagem, dirigida por Emílio Di Biasi.
 
Fernanda Montenegro na montagem de 1996
 
     Oh Os Belos Dias mostra a personagem Winnie “curtindo seus belos dias” enterrada até a cintura no primeiro ato e até o pescoço no segundo. Tudo é pretexto para ela preencher o seu tempo: a leitura de frases inscritas na escova de dente, o tira e põe de objetos de uma sacola e a tentativa de se comunicar com o seu companheiro Willie que está dentro de um buraco. Winnie fala continuamente durante as quase duas horas do espetáculo e suas palavras adquirem tons melancólicos, tristes e muitas vezes engraçados pelo absurdo da situação. A cena hipnotizante (centrada na figura de Winnie que não se movimenta em cena) e o texto árido tornam o espetáculo um exercício árduo para o espectador, mas o esforço é recompensado pelo resultado final que nos apresenta mais perguntas do que respostas sobre a condição humana.
 
Samuel Beckett (1906-1989)
 
     Sandra Dani domina totalmente a cena com extrema versatilidade nas entonações de voz e nas  expressões faciais. Interpreta uma Winnie intensa que nos emociona e até nos faz rir. Trata-se de momento iluminado de uma grande atriz que precisa ser testemunhado por quem ama teatro e principalmente pelos atores que o fazem.
 
Willie (Luiz Paulo Vasconcellos) e Winnie (Sandra Dani)
 
     A direção de Rubens Rusche - extremamente fiel ao texto e às marcações de Beckett  - é discreta, deixando o espaço livre para Sandra Dani brilhar. O cenário de Ulisses Cohn apresenta um bonito recorte da montanha em que Winnie está enterrada e a iluminação minimalista de Wagner Freire é pontual e precisa.
 
 
 
     Oh Os Belos Dias é um espetáculo obrigatório para os amantes de teatro e pode ser visto no Sesc Santana às sextas e sábados às 21h e domingos às 18h de 12/04 a 18/05.
 
     NOTA: O título Oh Os Belos Dias refere-se àquele em francês Oh Les Beaux Jours, já o título Dias Felizes acompanha aquele em inglês Happy Days, língua em que o texto foi escrito.
 
 
 

2 comentários:

  1. Sandra Dani é uma atriz extraordinária. Merece todo esse sucesso.
    Claudio Nunes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Totalmente de acordo. Fiquei impressionado com sua interpretação.

      Excluir