quarta-feira, 19 de novembro de 2014

INDIGNAÇÃO


 
 



                No dia 04 de julho de 2014 fui contatado por telefone pelo Sr. Marcelo Damian Zamora, Coordenador Artístico do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto 2014 convidando-me para escrever os textos do catálogo desse evento que se realizaria a partir de 21 de agosto. No mesmo dia o Sr. Marcelo oficializou o convite com o e-mail reproduzido abaixo:


On Sex 04/07/14 17:55 , Marcelo Zamora marcelodamianzamora@gmail.com sent:

Estimado José:
Conforme conversamos telefonicamente venho formalizar o convite para a elaboração dos textos (sinopses) dos espetáculos para o Catálogo do FIT 2014.
Anexo a realçado e grupos e, caso aceite, enviaremos as informações complementares.
Trata-se de 45 textos (um de cada espetáculo) com 2000 toques (incluindo espaços) cada um.
Pelo serviço pagaremos o valor de R$11.000,00
Grato por aceitar o desafio.
Marcelo Zamora
Coordenador Artístico
FIT - Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto


                Respondi o e-mail aceitando a tarefa. Recebi o material para trabalhar. Pesquisei vídeos e sites dos grupos envolvidos, além de contatar alguns deles para completar o trabalho que me tomou praticamente todo o mês de julho. Enviei os 45 textos em lotes nos dias 17/07, 21/07, 25/07, 28/07 e 30/07, todos eles com confirmação de recebimento por parte do Sr. Marcelo. Meu trabalho estava terminado.
                Fui convidado para participar de todo o Festival, mas apesar da insistência, a coordenação não disponibilizou transporte para minha ida, inviabilizando a mesma.
                O Sr. Marcelo comentou comigo por telefone que o pagamento seria realizado em meados de agosto. A partir de 19/08 comecei a questionar sobre esse pagamento. Mandei e-mails em 28/08 e 03/09. Após várias tentativas, no dia 22/09 consegui falar ao telefone com o Sr. Marcelo que me respondeu o e-mail que reproduzo abaixo, agora envolvendo o Secretário da Cultura, Sr. Alexandre Costa, que também é o Coordenador Geral do Festival:

Em Seg 22/09/14 12:31, Marcelo Zamora marcelodamianzamora@gmail.com escreveu:José Cetra:
Conforme falei ao telefone, hoje a partir das 14 teremos uma reunião sobre pendências FIT, inclusive a sua, e assim que tivermos algum posicionamento eu responderei copiando o Secretário de Cultura (como agora), para ciência e acompanhamento.
Abraço
Ate mais tarde
Marcelo Zamora
                Mais uma vez não recebi resposta e no dia 26/09 voltei a cobrar pelos meus serviços, agora com cópia para o Sr. Alexandre Costa. Como resposta ao e-mail de 06/10, o Sr. Alexandre indicou que iria conversar com o Secretário de Comunicação (Sr. Deodoro Moreira) e depois retornava. Mas não retornou. Mais cobranças em e-mails de 09/10, 20/10, 30/10, 10/11 e 12/11, todos ou sem resposta ou com respostas evasivas. Além de todos os e-mails e telefonemas, no dia 17/10 foi enviada para os três envolvidos, uma carta do Presidente da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) da qual sou associado solicitando um posicionamento sobre o pagamento do meu trabalho. A carta também não teve resposta.
                Até este momento mantive o caso em sigilo tentando resolver o mesmo somente entre os envolvidos, porém após três meses de espera e cobrança avisei esses senhores que o tornaria público a partir de 14/11.
                Lamento agir desse modo, mas lamento mais ainda o não cumprimento do compromisso por parte do Sr. Marcelo Damian Zamora (Coordenador Artístico do Festival) e do Secretário de Cultura, Sr. Alexandre Costa (Coordenador Geral do Festival).
                Some-se a tudo isso o fato de que o catálogo não chegou a ser publicado o que abortou a difusão dos textos que escrevi.
                Que esta carta sirva de alerta para futuros contatados que de boa fé aceitam realizar um trabalho sem ter em mãos um contrato assinado e/ou um sinal do pagamento.

                OBS: tenho cópia de todos os e-mails enviados e recebidos durante este longo e estressante processo.

 

José Cetra Filho, 19 de novembro de 2014

 

Um comentário:

  1. É lamentável que algumas funções importantes sejam ocupadas por pessoas sem competência para exercê-las. É bom tornar o caso público para que outros profissionais não caiam no mesmo conto do vigário.

    ResponderExcluir