domingo, 23 de novembro de 2014

HISTÓRIA DOS PORÕES


 

         Dentro do projeto Homens à Deriva que procura refletir sobre os acontecimentos ocorridos durante a ditadura militar brasileira, André Garolli encenou neste ano os espetáculos: As Moças de Isabel Câmara, Abajur Lilás de Plínio Marcos e este História dos Porões de Analy Alvarez que está mais diretamente relacionado com o tema do projeto e que para mim é o melhor sucedido dos três.
 
         O texto bastante engenhoso tem uma narrativa que intercala presente e passado aonde a relação entre as personagens vai se revelando pouco a pouco até o final impactante. A trama envolve um ex-militar que trabalhou nos órgãos de repressão e que é muito consciente dos atos que praticou para “salvar o Brasil das mãos dos comunistas”, sua filha que o tem como exemplo de pai, mas que descobre sobre suas atividades após a sua morte e uma presa política que foi torturada e estuprada nas dependências da prisão.  Garolli encena essa história com mãos de mestre, enfatizando e ampliando suas qualidades por meio de cenário conciso (uma escrivaninha que pode ser uma cela de prisão), iluminação primorosa (dele e de Rodrigo Alves) que revela os ambientes e os sentimentos das personagens, adereços cênicos perfeitos que estão dentro do baú que a filha vai abrir quando o pai morre, com destaque para o novelo de lã que é responsável pelo momento mais dramático e revelador do espetáculo. 
 
         Isadora Ferrite, filha do saudoso ator Zanoni Ferrite (1946-1978), demonstra ter herdado o talento do pai interpretando a filha servil indo com muito equilíbrio dos sentimentos de amor e saudade para aqueles de perplexidade e revolta. Luiza Braga, atriz paraense estreia em São Paulo com muita garra fazendo a mulher presa e torturada. O militante político falou mais alto do que a personagem no caso de Luiz Serra: o ator obviamente não acredita nas falas de sua personagem e para convencer como tal exagera na interpretação que poderia ser mais contida tornando mais clara a dualidade da personagem preconizada pela autora no programa da peça. 
 

         História dos Porões é espetáculo sério e comprometido que merecia uma temporada mais longa para permitir que o boca a boca o levasse para um público maior. Nunca é demais denunciar as atrocidades doa anos de chumbo da ditadura brasileira, principalmente quando assistimos perplexos alguns jovens em manifestações empunhando faixas solicitando a volta dos militares ao poder.

         A peça terminou a sua temporada no simpático TOP Teatro (ao lado do Teatro Sérgio Cardoso) neste domingo, dia 23 de novembro. Esperemos que ela retorne ao cartaz em 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário