sexta-feira, 20 de março de 2015

ATO A QUATRO


Edu Guimarães, Nicole Cordery, Luciano Gatti, Joana Dória (Divulgação)
 

        Jane Bodie é uma dramaturga residente na Australia com peças montadas e premiadas em todo o mundo. Chega ao Brasil pela primeira vez pelas mãos de Bruno Perillo que teve contato com Fourplay (título original de Ato a Quatro) em sua viagem à Inglaterra em 2003.

        Alice, ex-atriz e atualmente cuidadora de pacientes e Tom, ator, estão com seu relacionamento em crise. Tom ensaia uma peça com a sedutora Natasha que acaba levando-o para a cama. Jack um ser estranho e gago trabalha com Alice e tem verdadeira obsessão por ela. As personagens estão definidas e as cartas estão jogadas. Jane Bodie revela-se uma exímia jogadora destas cartas conduzindo os espectadores por caminhos surpreendentes fazendo-o rir e se emocionar com as situações que ela cria e que Bruno Perillo soube tão bem traduzir cenicamente valendo-se do cenário de Chris e Nilton Aizner, da instalação audio visual de Flavio Barollo e dos ótimos atores que dão vida às personagens.

        A peça (que Tom ensaia) dentro da peça a que assistimos revela-se um exercício de metalinguagem delicioso e os momentos engraçados (a sedução de Tom por Natasha, as esquisitices de Jack e as reações de Alice às suas tímidas investidas) são equilibrados por aqueles de maior dramaticidade, como a volta de Alice à casa para pegar os seus pertences. Quatro personagens que procuram se relacionar intensamente, mas que na verdade são todos muito solitários. Solidão, a falta de comunicação e o imediatismo/individualismo da vida moderna (a cena dos recados gravados nas secretárias eletrônicas é emblemática) são os temas que Jane Bodie aborda de forma compassiva.

        A bela Joana Dória faz uma Natasha muito segura de si (é a única personagem que parece ter os pés no chão e saber o que quer: a fama); Luciano Gatti é o inseguro Tom que cai na primeira rede que aparecer; Edu Guimarães compõe um aparentemente frágil Jack que sabe impor sua opinião na hora certa. Se esses três atores estão ótimos, o que dizer da interpretação de Nicole Cordery? Uma surpresa e um arrebatamento! Nicole é uma daquelas atrizes de quem não se tira o olho mesmo quando ela está calada. Gestos precisos, máscaras na medida certa fazem de sua Alice, uma das personagens mais fascinantes surgidas nos últimos tempos em nossos palcos. Elenco jovem e coeso somado à direção segura de Perillo presta verdadeiro serviço ao teatro, pois alimenta a nossa vontade de voltar a acreditar nessa arte, em geral, tão maltratada.

        Ato a Quatro está em cartaz no Auditório do Sesc Pinheiros de quinta a sábado às 20h30 só até 04 de abril. NÂO DEIXE DE VER, VOCÊ NÃO VAI SE ARREPENDER.

 

20/03/2015

               

Nenhum comentário:

Postar um comentário