quarta-feira, 8 de junho de 2016

NO CAMINHO, COM MAIAKÓVSKI


Tu sabes,
Conheces melhor do que eu
A velha história.
Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem;
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.

        Quem não conhece esse texto? Escrito na década de 1960 para denunciar a ditadura militar, torna-se extremamente atual nestes dias sombrios que o Brasil volta a viver. Confundiu-se que a autoria desse texto seria de Maiakóvski (por conta do título do longo poema do qual faz parte: No Caminho, com Maiakóvski) ou de Brecht [pelo estilo e por haver poema bastante semelhante (*) do autor alemão]. O autor é brasileiro, nascido em Niterói em 06 de março de 1936 e se chama Eduardo Alves da Costa. Costa é escritor e poeta e tem vários livros publicados, inclusive um que leva o mesmo título do poema.


        Acabo de ler um delicioso livro desse autor publicado em 1994 e hoje totalmente esgotado (sempre é possível pedir socorro à Estante Virtual!). Trata-se de Memórias de Um Assoviador, classificado como “humor juvenil” nas resenhas literárias.


        O livro conta a saga de Rodolfo, um rapaz de 15 anos e meio, desde suas recordações uterinas até sua “paradisíaca” aventura em Pushkar com a companheira Renata. Politicamente incorreto (e põe incorreto nisso!) o livro é muito engraçado ao narrar as peripécias familiares, amorosas e sexuais do auto denominado assoviador. Se na época o livro podia provocar escândalo, imagina-se que hoje ele seria execrado pelos moralistas de plantão, uma vez que esse ridículo e falso pudor só aumentou nos últimos anos. Em tom sarcástico Rodolfo comenta que o livro poderia ser adotado nas escolas: difícil naquela época, impossível nos dias de hoje!
        Ri-se muito ao ler o livro que, como diz o próprio Rodolfo, tem alguma semelhança com O Apanhador no Campo de Centeio de J. D. Salinger na narrativa das memórias de um adolescente rebelde; a diferença é que neste caso há muito humor.
        Vale a pena sair à procura deste livro. Não vai ser fácil, pois como nota o irreverente personagem do livro: “Eduardo escreve com mão de mestre, só que você não encontra a porra do livro em lugar nenhum, parece até que os livros do cara são distribuídos pelo Serviço Secreto, acho que por ser meio desligado ele acabou se tornando invisível.”.

        Esse é o Rodolfo. Esse é Eduardo Alves da Costa.

        As ilustrações que em certos momentos lembram aquelas famosas de Carlos Zéfiro são tão irreverentes quanto o texto e são assinadas por Libero Malavoglia.

        Editado em 1994 por Schmukler Editores.

(*) Primeiro levaram os negros/Mas não me importei com isso/Eu não era negro // Em seguida levaram alguns operários/Mas não me importei com isso/Eu também não era operário // Depois prenderam os miseráveis/Mas não me importei com isso/Porque eu não sou miserável // Depois agarraram uns desempregados/Mas como tenho meu emprego/Também não me importei // Agora estão me levando/Mas já é tarde./Como eu não me importei com ninguém, ninguém se importa comigo.



07/06/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário