terça-feira, 26 de julho de 2016

MOTEL RASHÔMON





        Há muitos anos a atriz Raquel Anastásia acalentava o sonho de levar à cena uma adaptação do conto Dentro do Bosque de Ryûnosuke Akutagawa (1892-1927) que originou Rashomon, o famoso filme de Akira Kurosawa (1910-1998) de 1950. Foram leituras, muitas versões da adaptação, várias pessoas envolvidas e ensaios abertos. Finalmente em 2016 sua Cia. Santa Cacilda teve o projeto de encenação contemplado pelo ProacSP. Raquel agregou profissionais de alto nível ao seu projeto na autoria (Marcos Gomes), na direção (Roberto Audi), na cenografia, adereços e figurinos (Telumi Hellen), no desenho de luz (Melissa Guimarães), na composição da trilha (Ricardo Severo) e, é claro, no elenco (Tertulina Lima, Alessandro Hernandez, Ernandes Araújo e ela própria) dando origem a este Motel Rashômon que veio à luz em sua forma final no dia 10 de julho na SP Escola de Teatro.


        O texto revela um Marcos Gomes bastante maduro como dramaturgo e bastante seguro das ferramentas que usa para contar a história de político assassinado em motel onde se encontrava junto com sua amante. Preserva a ideia do conto (as várias versões de um assassinato), mas traz a ação para os bastidores políticos do Brasil de hoje.
        A encenação de Audi é bastante criativa movimentando intensamente os quatro atores que se revezam nos papéis das testemunhas, da vítima e do assassino. Em certos momentos a dramaturgia de cena parece querer suplantar a dramaturgia do texto ocasionando certa confusão na compreensão de quem é quem naquele momento.


        Os quatro atores respondem com muita garra à dinâmica exigida pelo encenador realizando interpretações dignas do melhor teatro físico. Alessandro Hernandez, depois da pungente Hysterica Passio, realiza mais um forte trabalho de interpretação, consolidando-se como mais um ótimo ator da nova geração. Tertulina Lima é ótima revelação e tem seus melhores momentos como a vulgar amante. Ernandes Araújo tem porte para os diversos papeis que representa. E a mentora, Raquel Anastásia representa com paixão e emoção a esposa do político.
        Motel Rashômon foi buscar sua inspiração no Japão medieval, mas trata do Brasil contemporâneo, com suas falcatruas e o dinheiro comandando a maioria das ações dos políticos corruptos. Só por esta denúncia já valeria a pena assistir a este forte espetáculo, mas tem muito mais...
        MOTEL RASHÔMON: Sábados às 21h. Domingos e segundas às 20h. SP Escola de Teatro. Até 29/08

Cartaz do filme de 1950 baseado no conto que deu origem à peça.



26/07/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário