quinta-feira, 6 de outubro de 2016

ESCANDINAVOS

Foto de Marcelo Patu

        Escandinavos, texto de Denio Maués, dirigido por Nicole Aun e interpretado por Andrea Tedesco é, por uma série de razões, uma grata surpresa.
        Quando se lê a sinopse da peça que se inspira na relação amorosa entre o cineasta Ingmar Bergman e a atriz Liv Ullman imagina-se encontrar um drama denso e sombrio próprio do universo bergmaniano, no entanto, trata-se de uma deliciosa “quase” comédia onde a dor da perda é tratada de maneira muito original e até engraçada. O texto de Denio Maués é bastante contemporâneo na forma, mas preocupa-se em contar uma boa história que “merece os aplausos do público quando termina”. O texto vai da narração às ações de maneira imperceptível e nisso há um grande suporte da atriz que circula à vontade pelos dois meios. O autor brinca bastante com a linguagem do metateatro, o que dá sabor adicional à trama.
        A encenadora Nicole Aun enriquece o belo texto de Maués focando sua direção no trabalho da atriz e no interessante recurso do uso de cadeiras que representam os personagens da história. A iluminação de Jimmy Wong e Diego Gonçalves emoldura de maneira sóbria a bonita a cena e não se pode esquecer da criativa trilha sonora de Pedro Canales que reforça os sentimentos da atriz que terminou a relação com o diretor.
        Tudo isso seria inútil se não houvesse uma ótima atriz para interpretar a narradora e a atriz abandonada. Andrea Tedesco pega o público pelo colarinho desde a primeira cena, na penumbra, onde se vê sua silhueta rearranjando várias vezes as cadeiras (mais tarde descobre-se a razão) e o conduz até o final quando - mais uma surpresa! - canta um trecho do samba bossa nova Saudade Fez Um Samba de Carlos Lyra e Ronaldo Bôscoli que aparentemente não tem nada, mas tem tudo a ver com a história.
        “Arte tem que surpreender...”, como já disse Ferreira Gullar e Escandinavos  nos surpreende durante todos os seus enxutos 50 minutos de duração.
        ESCANDINAVOS está em cartaz na Sala Experimental do Teatro Augusta às quartas e quintas às 21h até 27 de outubro. NÃO DEIXE DE VER.


06/10/2016

Um comentário: