Cinema?
Televisão? Teatro? Tudo isso e muito mais e não resta a menor dúvida que o
maior beneficiário dos documentários sobre os quais vou discorrer é o nosso
glorioso e amado teatro.
O maior evento ocorrido nesse formato foi a série CENA INQUIETA da qual se tratará a seguir, mas não podemos esquecer de outros dois, de menor proporção, mas não menos importantes:
PROTAGONISTAS
INVISÍVEIS
Criado por André Grecco e dirigido por Adriana S. Lopes onde foram focalizados 14 profissionais de teatro como cenotécnicos, maquinistas, contrarregras, operadores de som e luz, camareiras e diretores de palco, elementos que na maioria das vezes são ignorados pelo público, mas sem os quais, autores, diretores e elenco, com certeza, deixariam de brilhar. Os episódios com cerca de 25 minutos estão sendo apresentados no canal Arte 1 aos domingos às 21h.
HISTÓRIA RECENTE
Trata-se de mini documentários com cerca de cinco minutos idealizados pela Secretaria Municipal de Cultura e dirigidos por André Canto e Gabriel Miziara focalizando 22 importantes espaços teatrais da cidade de São Paulo. Os episódios foram veiculados a partir da Virada Cultural e podem ser visitados via Facebook.
CENA INQUIETA
Série de 26 episódios com cerca de 55 minutos veiculados
pelo canal SESCTV às quintas feiras às 23h. Dirigida pelo cineasta Toni Venturi
com curadoria de Silvana Garcia a série foca o teatro de grupo/alternativo
realizado no Brasil e gira em torno de três eixos: teatro negro, teatro
sócio-político e teatro de gênero, mas como declara o diretor “os trabalhos
dos grupos se imbricam: qual o teatro negro ou de gênero que não é político?”
No meu modo de ver
CENA INQUIETA foi o mais importante acontecimento teatral deste turbulento ano
de 2020 e aquele que mais contribuiu para o fazer teatral e a divulgação do
teatro de grupo, setor em geral ignorado pela mídia.
Foram apresentados
relatos e cenas de espetáculos de 55 grupos dos estados de São Paulo (32), Rio
de Janeiro (8), Belo Horizonte (5), Salvador (5) e Recife (5). Em relação aos
eixos a distribuição foi a seguinte: Teatro sócio-político (21), Teatro de
gênero (19) e Teatro Negro (15).
Não há como negar que
muitos grupos importantes não foram contemplados e que houve concentração em
apenas cinco capitais deste imenso Brasil, mas como diz um antigo provérbio
“uma grande caminhada se inicia com o primeiro passo”. E este primeiro passo é
a pedra basilar desse importante projeto que há de ter continuidade. Atenção
SESC! Urge planejar uma segunda temporada de CENA INQUIETA!
Além da incontestável
importância do conteúdo, belos planos fazem notável equilíbrio entre ele e a
forma provando que a linguagem cinematográfica pode contribuir para mostrar a
linguagem teatral. Outro ponto forte da edição do programa é a mesclagem
harmoniosa de cenas de cada grupo criando um dinamismo que evita a monotonia da
linearidade.
CENA INQUIETA é
importante documento sobre o teatro contemporâneo de grupo e deve fazer parte
do currículo de todas escolas de teatro do país. O exemplo desses jovens que
sem muitos recursos e mesmo enfrentando toda sorte de preconceitos e
dificuldades realizam teatro experimental militante da melhor qualidade precisa
ser mostrado e servir de exemplo para aqueles que pretendem abraçar essa
profissão tão ingrata, mas tão apaixonante.
CENA INQUIETA revela
o olhar de um cineasta e de uma equipe que entendem e amam o teatro, mostrando
também a importância do SESC na realização de projetos que incentivam a cultura
brasileira.
Volto a repetir: A
SÉRIE “CENA INQUIETA” FOI O MAIS IMPORTANTE EVENTO TEATRAL DO ANO 2020 E PRECISA
SER RECONHECIDA POR ISSO!
14/12/2020
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