- Fontes da pesquisa: Guia OFF / Releases dos espetáculos / Anotações pessoais
- A pesquisa não inclui espetáculos apresentados em mostras/festivais, stand up, espetáculos infantis. Por falta de informações também não fazem parte os espetáculos apresentados na periferia da cidade.
O resultado do levantamento mostra uma situação bastante parecida com aquelas dos anos anteriores.
Autores brasileiros estiveram presentes em 393 espetáculos, sendo que cerca de três dezenas deles vieram de temporadas anteriores.
Muitas adaptações de romances, algumas muito bem sucedidas como o musical Dom Casmurro que Davi Novaes adaptou do romance de Machado de Assis.
Compareceram também colagens de textos com destaque para os brilhantes Cão Vadio (Ana Rosa Tezza), Prontuário 12.528 (Cesar Ribeiro) e Ao Vivo (Marcio Abreu).
Dos clássicos (não sei se essa é melhor denominação para os medalhões) compareceram Ariano Suassuna e Nelson Rodrigues cada um com 4 títulos, Consuelo de Castro e Caio Fernando Abreu (2), Arthur Azevedo, Abílio Pereira de Almeida, Fauzi Arap, Paulo Gonçalves, Hilda Hilst e até Oswald de Andrade, cada um com uma peça montada. Curiosamente Plínio Marcos não aparece na lista de 2024.
Os autores contemporâneos conhecidos comparecem com cerca de 50 títulos com destaque para Dione Carlos (4), Samir Yazbek, Mário Bortolotto e Jhonny Salaberg (3) e os outros (cerca de 15) com duas ou uma peça montada. Neste grupo há de se destacar Daniela Pereira de Carvalho (A Menina Escorrendo dos Olhos da Mãe), Nanna de Castro (O Vazio na Mala), Sandra Vargas e Luiz Miguel Cherubini (Para Mariela), Sara Antunes (Dora) e a grande surpresa que foi Bruno Cavalcanti com o instigante texto de Exercício das Crianças. Estranha a ausência de Luccas Papp, muito presente nos anos anteriores.
Os mais de 300 títulos restantes foram assinados por autoras/autores pouco conhecidos que raramente solidificam uma carreira na dramaturgia, comparecendo apenas por um ano com textos montados. Em geral seus textos são apresentados em espaços alternativos e eles acumulam outras funções como intérpretes ou diretores. Urge que surjam novos dramaturgos que tragam novas experiências, novas linguagens e sangue novo para o teatro brasileiro.
Completando a pesquisa vale informar que em 2024 a proporção foi de 3,8 autores nacionais para cada estrangeiro, sendo assim de maneira aproximada foi 500, o total de espetáculos de teatro adulto oferecido ao público paulistano em 2024.
27/12/2024
Nenhum comentário:
Postar um comentário