terça-feira, 17 de setembro de 2013

NADA...




     Uma senhora simpática acolhe o público em sua sala de jantar no dia do aniversário do patriarca da família. Somos convidados a sentar nas cadeiras encostadas nas paredes laterais e abajures ao lado das cadeiras iluminam suavemente o ambiente. Ao fundo um piano encravado numa profusão de vidros e de lâmpadas acesas.
 
 
     O casal Maria e Lourival; sua enteada Tereza, filha de uma prima de Maria que morreu; a suave e desmemoriada prima Dalila e o empregado Cícero estão reunidos conosco para comemorar os 80 anos do Vô Joaquim. De repente chega Ana, filha do casal, que os havia abandonado há algum tempo. Sua chegada desestabiliza o ambiente, mas aos poucos os ânimos vão voltando e a família rememora momentos do passado, onde talvez eles tenham sido mais felizes. Tudo isso em total comunhão com o público fazendo-nos cúmplices de suas lembranças e compartilhando bebidas e guloseimas da festa. O final da  festa tem gosto amargo, por qual razão, não cabe contar aqui.
     Não há nenhuma indicação, mas tudo parece se passar num ambiente não urbano e distante de qualquer vizinhança. Apesar do programa e a sinopse da peça comentarem que a peça trata do universo de Manoel de Barros relacionado à linguagem de Beckett, os silêncios e as situações criadas me remeteram ao mundo das tristes, solitárias e sem perspectivas personagens de Tchekhov; mas tudo isso não importa: esse é o universo dos irmãos Guimarães que realizaram um belíssimo e sensível espetáculo e que tem a sua marca registrada

     Os atores (todos ótimos) atuam de forma muito natural e ao longo da peça parece que se tornaram nossos amigos íntimos. Ao final da festa, quando eles se retiram, nos deixam com uma sensação de abandono e solidão. O silêncio do público é o melhor aplauso para esse que é mais um dos bons espetáculos estreados no segundo semestre.
 
     Nada, Uma Peça Para Manoel de Barros está em cartaz no Sesc Belenzinho  de quinta a sábado às 21h30 e aos domingos às 18h30, até 06 de outubro. São poucos lugares, corra para garantir o seu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário