domingo, 26 de janeiro de 2014

DOSE DUPLA DE ESIO MAGALHÃES




     O Teatro e seu poder de nos surpreender! Eu conhecia de nome o trabalho do grupo Barracão Teatro de Campinas, mas nunca havia assistido aos seus trabalhos. Nesta semana tive a oportunidade de assistir a dois deles no CIT Ecum e fiquei totalmente boquiaberto com Esio Magalhães.

 
     Diário Baldio é uma versão muito original do jogo de palhaços Branco e Augusto. Lady - um ser (mulher? homem?) que vive num beco sujo e abandonado, mas que tem sonhos e se dá ares de uma grande dama otimista (Bom dia sol! Bom dia pássaros!)- tem seu espaço invadido por um ser fisicamente monstruoso muito ingênuo e de bom coração que ela apelida de Cotoco. Está formada a dupla: Lady com características de Branco e Cotoco com aquelas de Augusto. O jogo entre eles começa de maneira quase infantil e termina tragicamente. A situação me remeteu a uma versão clownesca de Dois Perdidos Numa Noite Suja do Plínio Marcos. A interpretação de Esio Magalhães como Cotoco é absolutamente brilhante (ele tem as pernas amarradas para se arrastar como a personagem e uma máscara que lhe cobre rosto e cabeça, restando apenas a boca e um dos olhos como recursos expressivos da face). Gabriel Boldstein tem boa atuação, mas exagera na feminilidade/frescura de Lady. Trata-se de um bem sucedido espetáculo de humor negro que renderia ainda mais se tivesse um tratamento dramatúrgico mais consistente cortando algumas cenas repetitivas e reduzindo a duração para uma hora. A peça é dirigida por Tiche Viana que sabiamente deixa Esio dar vazão ao seu talento.

 
     WWW Para Freedom foi o segundo espetáculo. Neste solo Esio Magalhães mostra que é um palhaço de mão cheia, aquele com muita humanidade que leva o público das gargalhadas às lágrimas em questão de segundos. Ele nos leva a guerras onde os aviões são de papel e as bombas de chocolate, mas mesmo assim nos faz sentir os horrores e a inutilidade das mesmas. Esta peça também se ressente de dramaturgia mais elaborada exagerando no uso do recurso do diálogo com uma personagem invisível (Willie), mas por outro lado dá margem a uma demonstração do virtuosismo clownesco do ator-palhaço. Ele faz malabarismos, come uma vela e interage de uma maneira espontânea e simpática com o público que vai para onde ele quiser.

 
     Os dois espetáculos divertem, surpreendem e nos faz pensar oferecendo uma dose dupla de Esio Magalhães. Querer mais já é gulodice!... Mas como sou guloso pretendo rever WWW Para Freedom!
     Diário Baldio está em cartaz às quartas e quintas às 21h até 20/02 e WWW Para Freedom às sextas e sábados às 21h e domingos às 20h até 23/02. Teatro CIT Ecum – Rua da Consolação 1623.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário