terça-feira, 28 de janeiro de 2014

UMA NOITE COM KLEBER MONTANHEIRO



     Muito já se disse e escreveu sobre Kabarett, musical da Cia. da Revista escrito, dirigido e interpretado por Kleber Montanheiro. A montagem original é de 1999; foi remontada em 2009, tendo sido apresentada esporadicamente nesses cinco anos, fazendo sua última apresentação (esperemos que desta temporada) na noite calorenta de 27 de janeiro de 2014 e despedindo-se do simpático espaço na Praça Roosevelt (o grupo está de mudança para uma nova sede na Alameda Nothman).
     Apesar da minha intensa vida de espectador, por uma série de circunstâncias, só agora assisti ao empático trabalho de Kleber como a mestre de cerimônias Georgette. Tudo gira em torno dela sendo ela não só a mestre, mas a própria cerimônia. O numeroso elenco, apesar de um ou outro pequeno solo, serve de suporte para Georgette brilhar. E como Kleber Montanheiro brilha! Com gestual e voz perfeitos, ele tira partido de cada momento tanto do elenco como do público fazendo a apresentação fluir de maneira lúdica apesar de duração, no meu ponto de vista, excessiva do espetáculo.
     O espetáculo propõe-se a mostrar que apesar do clima divertido dentro do cabaré, lá fora a besta do nazismo de Hitler está atenta e preparando-se para o domínio total. Esse clima remete àquele do clássico filme de Bob Fosse Cabaret (1972) e atinge seu objetivo com muito mais eficiência do que o musical estrelado por Claudia Raia baseado no filme e que esteve em cartaz na cidade até o ano passado. Ao lado do prodigioso trabalho de Kleber creio ser esse o maior elogio que posso fazer a Kabarett.
     Longa vida à Cia. da Revista em sua nova sede, que espero seja tão acolhedora quanto a atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário