sexta-feira, 28 de março de 2014

FESTIVAL DE CURITIBA 2014 4 – AS COLETIVAS


 


     Respira-se teatro em Curitiba: pela manhã as coletivas de imprensa, no almoço comenta-se sobre espetáculos vistos, a tarde vai-se atrás de espetáculos no Fringe, jantar falando de teatro antes ou depois de assistir a um espetáculo da Mostra Oficial e para fechar a noite uma cervejinha onde o assunto é... TEATRO!  Para um espectador apaixonado não há melhor maneira de ocupar o tempo. Minha jornada no Festival de Curitiba termina hoje (28 de março). Foram quatro dias de intensa atividade e de muita alegria pela maneira amigável e profissional como o Festival nos recebe.
     Em três dias, foram 14 coletivas bastante interessantes e esclarecedoras sobre os espetáculos realizados pelos entrevistados.
     O grupo carioca Teatro Inominável representado pelos jovens dramaturgos Diogo Liberano e Keli Freitas comentou a gênese do espetáculo Concreto Armado que tem como pano de fundo o Rio de Janeiro às vésperas da Copa do Mundo. Segundo eles o grupo evoluiu da ideia de incluir no roteiro a destruição do Maracanã para algo mais intimista e pessoal.
     O dramaturgo Romeno Matéi Visniec está presente em dois espetáculos da Mostra Oficial: Espelho Para Cegos vindo da Bahia, que segundo o diretor Marcio Meirelles é a reunião de 18 pequenas peças contidas no livro Teatro Decomposto e 2 X Matei espetáculo carioca com Guida Vianna e Gilberto Gawronski. Em ambos os casos os entrevistados creditam essa febre de montagens de textos de Visniec (esta semana estreia em São Paulo A História do Comunismo Contada aos Doentes Mentais) ao lançamento de 18 livros de textos teatrais do dramaturgo pela Editora É e, obviamente, à qualidade e à contemporaneidade dos mesmos. Segundo Gawronski as peças de Visniec lembram o universo de Samuel Beckett com forte influência de seu compatriota Eugene Ionesco, ambos representantes do que se chamou Teatro do Absurdo.
Guida Vianna e Gilberto Gawronski
 
     O ator chileno Claudio Lopes da companhia chilena La Gran Reyneta comentou sobre as dificuldades técnicas do espetáculo de abertura do Festival El Hombre Venido de Ninguna Parte e também de sua adaptação para espaço fechado, uma vez que foi concebido para a rua.
Claudio Lopes
 
     Várias mostras especiais estão contidas no Fringe: Sergio Ferrara, Aldo Valentim e Imara Reis comentaram a Mostra Ademar Guerra e falaram sobre o Projeto de mesmo nome promovido pelo Governo do Estado de São Paulo que difunde o teatro no interior de São Paulo com cursos de formação em diversas áreas; em relação à Mostra de Teatro Capixaba os seus representantes comentaram sobre os espetáculos (todos eles produzidos por grupos de pesquisa continuada) e também sobre as dificuldades de se fazer teatro naquele estado; finalmente sobre a Mostra Baiana a entusiasmada Maria Marighella comentou que o principal objetivo da mesma é tornar visível o bom teatro que se faz na Bahia.
Sergio Ferrara, Aldo Valentim, Imara Reis
 

     Dois Shakespeares adaptados para poucas personagens fizeram parte de duas entrevistas: os chilenos da Compañia Viajeinmóvil reduziram Otelo ao quarteto principal da trama (Otelo, Desdemona, Iago e Emília) parte deles interpretados pelos atores (Iago e Emília) e a outra por bonecos manipulados pelos mesmos atores (Otelo e Desdemona); segundo o ator Jaime Lorca a companhia ensaia no momento Ricardo III para crianças, enfatizando um eventual bullying sofrido por Ricardo na infância que justificaria em parte a crueldade do mesmo. O grupo carioca representado pelo ator Gustavo Gasparani e o diretor Sergio Módena foi mais radical e apresenta Ricardo III com um único ator fazendo 22 personagens.
Teresita Iacobelli, Jaime Lorca (Otelo)
 
Gustavo Gasparani, Sergio Modena (Ricardo III)
 

     Boa parte do elenco da premiada Cais ou Da Indiferença das Embarcações compareceu à entrevista sobre o espetáculo. O veterano ator Walter Portela que faz o barco narrador fez um breve discurso sobre a importância de trabalhos humanistas como o de Kiko Marques (autor, diretor e ator da peça) e sobre a importância do teatro; disse ele que “um povo que não cultiva o teatro, já morreu ou está moribundo”. Os presentes emocionados aplaudiram a sua fala. A seguir Kiko Marques falou sobre o processo de escrita da peça que conta 60 anos da vida da Ilha Grande no Rio de Janeiro.
Parte do elenco de Cais
 
Walter Portela, Kiko Marques
 
     A solar curitibana Ana Rosa Tezza fez uma apresentação entusiasmada e entusiasmante sobre seu trabalho com o coletivo Ave Lola do qual serão apresentadas duas peças no Fringe (Os Malefícios da Mariposa e Tchekhov). Ana trabalhou na companhia chilena Sombrero Verde sob a direção de Andres Pérez Araya que passou 15 anos no Théâtre du Soleil e no ano passado  o Ave Lola trouxe quatro componentes do grupo de Ariane Mnouchkine para uma residência de quatro meses  junto a ele. O espetáculo Tchekhov é, em parte, resultado dessa troca de experiências e tem trilha sonora composta por Jean-Jacques Lemêtre, compositor oficial das trilhas sonoras dos espetáculos do Soleil.
Ana Rosa Tezza
 
     O texto italiano Tumba de Cães foi apresentado por sua autora Letizia Russo, pelo diretor curitibano Marino Jr. e pelo elenco da peça que faz sua estreia no Festival.A peça tem a participação da ator Ranieri Gonzales da Companhia Brasileira de Teatro e fala de relações familiares que tem como pano de fundo uma guerra motivada por falta de água.
Marino Jr., Letizia Russo
 
     As mineiras Débora Falabella e Yara de Novaes apresentarão no Festival a peça Contrações do autor inglês Mike Bartlett. Comentaram sobre a qualidade do texto e a encenação de Grace Passô que coloca os técnicos de som e luz no palco e inclui até “solos” de bateria por Débora Falabella.
Débora Falabella, Yara de Novaes
     Sergio Módena voltou à cadeira dos entrevistados para falar da peça italiana dirigida por ele A Arte da Comédia de Eduardo de Filippo proveniente do Rio de Janeiro e de uma bem sucedida temporada em São Paulo. A peça trata das dificuldades em se fazer o bom teatro devido a questões burocráticas e econômicas e revela-se um verdadeiro hino de amor ao teatro.
     Todas as fotos desta matéria foram tiradas por mim.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário